ATAQUE DE TUBARÃO

ATAQUE DE TUBARÃO: estado de saúde de adolescente ainda é grave depois de INCIDENTE com TUBARÃO no GRANDE RECIFE

Adolescente ainda não está fora de risco depois de ser mordido por um tubarão em área proibida para banho

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 06/03/2023 às 9:58 | Atualizado em 06/03/2023 às 9:58
Notícia
X

O estado de saúde do adolescente de 14 anos que foi mordido por um tubarão no fim da manhã do domingo (5/3), em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, segue grave. O incidente aconteceu menos de um mês depois de um surfista ser mordido em Olinda, também no Grande Recife, e num trecho proibido para a prática do surf.

Mas, segundo informações do Hospital da Restauração (HR), embora grave, o quadro é estável. O garoto passou por uma cirurgia na perna direita - mordida pelo animal marítimo - logo após o socorro e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O adolescente foi levado para o HR, a maior unidade hospitalar do Nordeste, localizada no Derby, área central do Recife, depois de socorrido pelo helicóptero do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para a UTI SAMU.

“O Hospital da Restauração (HR) informa que o paciente vítima do incidente com um tubarão, neste domingo (5), passou por procedimento cirúrgico com especialistas de Traumatologia e Cirurgia Vascular. O adolescente, de 14 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro de saúde grave, mas estável”, informou o HR.

ENTENDA COMO FOI O ATAQUE DE TUBARÃO EM PIEDADE, NO GRANDE RECIFE

O ataque do animal marinho aconteceu nas imediações da Igrejinha de Piedade, local próximo ao limite de Jaboatão dos Guararapes com o Recife e conhecido pelos incidentes com tubarões.

A área, inclusive, tem o banho de mar proibido desde 2021, devido a outros ataques. O trecho, entretanto, assim como toda a orla de Boa Viagem e Piedade (além do litoral compreendido de Olinda à Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho) sofre com a ausência de fiscalização do governo de Pernambuco. Bombeiros marítimos, por exemplo, são vistos apenas pontualmente, em um ou outro trecho, e apenas em dias de maior movimento de banhistas.

Dos 76 registros, pelo menos 20 aconteceram no local.

Imagens que circularam nas redes sociais mostram que o ferimento foi na perna direita, acima do joelho. E, segundo informações do SAMU, a vítima teria sido mordida por volta das 11h30.

ATAQUE DE TUBARÃO COM ÁGUA NA CINTURA, DIZ FAMÍLIA DA VÍTIMA

GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
Essas duas hastes na Igrejinha de Piedade, local com mais ataques até hoje, já ostentaram placas de avisos contra ataques - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM

Segundo um tio do adolescente mordido neste domingo (5), que não quis ser identificado, o adolescente estava no mar com ele e uma prima.

E, no momento do incidente, os três estariam com água na altura da cintura

COMITÊ DE MONITORAMENTO CONFIRMA INCIDENTE COM TUBARÃO

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) confirmou que o ataque se trata de um tubarão, mas que a espécie ainda precisa ser confirmada após análise da mordida.

"A vítima, atingida na perna direita, estava num local proibido no trecho da igrejinha, em Piedade. A proibição, desde o ano de 1999, é para práticas esportivas, mergulho e natação, mas desde o mês de julho de 2021, o local também é proibido para o banho de mar, após a expedição de um decreto municipal.

76 ATAQUES DE TUBARÃO REGISTRADOS EM PERNAMBUCO

Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 76 ocorrências sendo 66 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha envolvendo tubarões no Estado", afirmou o Cemit em nota.

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Placas alertam banhistas na Praia de Boa Viagem - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

SURFISTA É MORDIDO POR TUBARÃO EM OLINDA

No dia 20 de fevereiro, em pleno Carnaval 2023, um surfista também foi mordido por um tubarão na Praia dos Milagres, em Olinda. André Sthwart Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, foi ferido na perna, passou por cirurgia e está bem.

Em conversa com o JC, o jovem contou que costumava surfar na Praia de Del Chifre, apesar de a prática ser proibida no local. "Já frequentava aquela área e, quando cheguei, tinha vários amigos surfando. Foi tudo muito rápido. Menos de meia hora depois que entrei no mar, senti uma fisgada. Em seguida, gritei e empurrei o animal”, relatou.

Tags

Autor