ENGANADOS

Após golpe de agência de turismo, mais de 40 pernambucanos ficam sem hospedagem em Israel

Empresa não pagou os hotéis e nem os passeios comprados por turistas que queriam conhecer os locais históricos da bíblia, do Antigo ao Novo Testamento

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/03/2023 às 22:31
Notícia
X

O que era pra ser uma viagem de peregrinação, acabou se transformando em um calvário. Um grupo de 43 turistas pernambucanos deixaram o Recife no último dia 11 de março para cumprir um roteiro no Egito e em Israel. Conhecendo os locais históricos da bíblia, do Antigo ao Novo Testamento, findando na cidade de Belém, passando pelos últimos lugares que Jesus esteve antes da crucificação. Entretanto, o sonho virou pesadelo ao descobrirem já no exterior que a empresa responsável pela organização da viagem (Sevagtur) não pagou pelos serviços que foi oferecido aos turistas.

Sem hotel, comida e água, os pernambucanos vivem a incerteza de como voltar para o Recife. "Saímos do Recife no dia 11: Recife / Lisboa / Barcelona. O problema já começou em Barcelona, porque não tinha as passagens de Barcelona para o Cairo (Egito). Ela entrou em contato com a operadora no Cairo e fez com que ela compasse as nossas passagens. Sendo que ela nos dividiu em grupos, algumas pessoas foram direto para o Cairo, outras tiveram de ir de Istambul para depois seguir para o Cairo. Eu e a grande maioria foi para Dubai e só depois ir para o Cairo", relatou o médico Fábio Queiroga.

"Já a teve isso de cara que não compreendemos, mas ela (dona da agência de viagem, que está na excursão) disse que foi um erro da operadora. Sendo que outras coisas estavam causando estranheza com a operadora de lá, até que teve uma confusão para atravessar deixar o Egito. Ela alegando que era um problema do visto da gente e só depois de pressionarmos ficamos sabendo que ela não tinha pago a operadora do Egito e, por isso, não estavam liberando a gente para sair do país", explicou.

Após o pagamento para a operadora egípcia e a liberação dos passaportes, um novo problema. "Quando atravessamos a fronteira não tinha ninguém do outro lado nos esperando. E, novamente, ao pressiona-la, ficamos sabendo que a operadora de Israel que ela deveria ter contratado, não mandou o ônibus para nos buscar. E ficamos ao relento. Conseguimos algum dinheiro para pegar táxis e ir para uma rodoviária para termos onde sentar, comer e ir ao banheiro. Mas fomos expulsos porque a rodoviária fechou às 16h30 para 17h", contou Fábio Queiroga.

A maioria do grupo de turistas é formado por pessoas idosas (70%), além de ter pessoas com pressão alta e diabetes. O médico de 45 anos disse que proprietária da Sevagtur, Suzana Aguiar, já informou que não tem mais dinheiro. "Ela conseguiu um ônibus e uma hospedagem aqui no Mar Morto, mas, no caminho, ela disse para gente que não tinha mais passeio, não tinha mais dinheiro. Ou seja, a partir do meio dia de amanhã (sábado) não temos para onde ir. Sem hospedagem, sem ter o que comer, estamos jogados na rua pela Sevagtur", lamentou Fábio.

Resposta da Sevagtur

Procurada pela reportagem da TV Jornal, a proprietária da Sevagtur Turismo, Silvana Aguiar, esclareceu que a empresa que está responsável pela viagem é a Sevagtur Receptivos, que pertence a irmã dela, Suzana Aguiar, que está na viagem junto com os turistas pernambucanos.

Ainda de acordo com Silvana, a família está tentando resolver toso os assuntos relacionados a esta situação, mas não deu prazo para a resolução do problema.