CHUVAS

CHUVAS EM PERNAMBUCO: Governadora Raquel Lyra visitará cidades atingidas no Agreste

Raquel Lyra (PSDB) irá visitar Caruaru e Santa Cruz da Capibaribe, cidades que registaram os maiores volumes de chuva na região

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 19/03/2023 às 15:34
Notícia
X

A governadora Raquel Lyra (PSDB) irá visitar, neste domingo (19), as cidades de Caruaru e Santa Cruz da Capibaribe, ambas atingidas pelas fortes chuvas ocorridas no Agreste no último sábado (18).

Os municípios registaram os maiores volumes; em Santa Cruz do Capibaribe, choveu 118mm, o esperado para o mês inteiro de março seria 71mm; em Caruaru que choveu 92mm, no qual esperava-se 75mm. Nos demais municípios do agreste, as chuvas ficaram abaixo de 50 mm.

A agenda começará pelo bairro de Três Bandeiras, um dos mais atingidos de Caruaru. O município já confirmou que várias famílias foram desalojadas pelas enchentes. Lyra foi prefeita da cidade por dois mandatos - deixando o segundo para se candidatar ao Governo de Pernambuco.

Durante a madrugada equipes da Prefeitura e da Defesa Civil percorreram bairros e realizaram abordagens sociais para identificar pessoa desalojadas. As equipes da Secretaria de Infraestrutura, juntamente do prefeito Rodrigo Pinheiro, estão atuando para minimizar os danos causados pela chuva.

Em Caruaru, intervenções emergenciais serão realizadas ainda no domingo. O município está elaborando um plano de macrodrenagem onde será avaliado toda a cidade, analisando potenciais pontos de alagamento, uma vez que serão estudadas diversas simulações computacionais com diferentes tipos de chuva e tempos de concentração.

Já a Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (SESP) informou que está com equipes de fiscalização e limpeza de prontidão nas ruas desde ontem, realizando limpeza e desobstrução nos trechos da cidade que são cortados pelo rio e canais, passagens molhadas e as ruas que mais foram afetadas pelas chuvas.

Chuva em Santa Cruz do Capibaribe

RENATA ARAÚJO/TV JORNAL
Chuvas causaram estrago em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste - RENATA ARAÚJO/TV JORNAL
RENATA ARAÚJO/TV JORNAL
Chuvas causaram estrago em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste - RENATA ARAÚJO/TV JORNAL

Em Santa Cruz do Capibaribe, uma chuva de cerca de duas horas causou estragos em vários bairros, a exemplo de São Jorge, Dona Lica e Malaquias Cardoso. De acordo com o registro, choveu cerca de 117,57 milimetros em um curto período.

Neste domingo (19), equipes da Prefeitura do município e da Defesa Civil realizam uma vistoria para entender o que ocorreu e ajudar famílias. Não foram registradas mortes ou ferimentos.

De acordo com o prefeito de Santa Cruz, Fábio Aragão, a população não via uma chuva com essa há cerca de 20 anos. "O problema foi o volume de água num curto espaço de tempo, o que alaga os córregos, rios e riachos. As águas transbordam para dentro das casas, causando muitos transtornos", disse, em entrevista à Rádio Jornal.

RENATA ARAÚJO/TV JORNAL
Chuvas causaram estrago em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste - RENATA ARAÚJO/TV JORNAL
RENATA ARAÚJO/TV JORNAL
Chuvas causaram estrago em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste - RENATA ARAÚJO/TV JORNAL

"Tivemos vários casos de alagamentos nas casas, com pessoas que perderam os seus móveis e eletrodomésticos. Nós temos cinco famílias que estão alocadas numa escola do município", continuou.

O gestor informou que ruas perderam calçamento e asfalto. Prédios públicos também foram afetados, incluindo a própria sede da Prefeitura - onde um forro de gesso caiu.

"Todas as equipes estão trabalhando para que possamos minimizar a situação, para que a população passe por isso da melhor forma", encerrou. A Prefeitura de Santa Cruz do Capibarine irá decretar estado de emergência nas próximas horas.

Tags

Autor