As fortes pancadas de chuvas que caíram em Pernambuco, nesta terça-feira (21), deixaram vários municípios debaixo d'água e reacendeu a preocupação da população de novas tragédias com quedas de barreiras e mortes. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), quem se aventurou a dirigir encontrou diversas ruas e avenidas completamente alagadas. De acordo com a Defesa Civil do Recife, a capital pernambucana registrou mais de 37mm de chuvas nas últimas 24h.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, até a divulgação do balanço das chuvas, por volta das 18h, desta terça, 272 ligações da população foram de solicitação de lonas e pedidos de vistorias - pode entrar em contato através do telefone 0800-081-3400. Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) registrou três ocorrências com árvores, mas sem gravidade.
A Emlurb também procurou desobstruir, ao longo do dia, as galerias e canaletas da rede de drenagem de águas pluviais, utilizando carros equipados com jato de sucção nas vias públicas que apresentaram acúmulo de água.
Balanço das chuvas em Jaboatão
Em Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura da cidade informou que nas últimas 24 horas choveu 58,4 milímetros no município, ocasionando uma série de alagamentos e congestionamentos em diversos pontos. A Defesa Civil de Jaboatão recebeu várias ligações para vistoria de imóveis, barreiras e árvores, além de reposição de lona. Houve um pequeno deslizamento de terra sobre um muro, em Cavaleiro, sem maiores danos.
A Defesa Civil de Jaboatão pode ser acionada pelos telefones 0800.281.2099 ou 99195.6655.
Olinda
De acordo com a Defesa Civil de Olinda, não houve ocorrências de destaque registradas ao longo desta terça-feira (21). Apenas ligações da população solicitando lonas plásticas.
Paulista
A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista informou que o município registrou um índice de 32,32mm de chuva nesta terça (21). O órgão contabilizou nas últimas 24 horas quatro ocorrências de rotina: foram solicitadas as instalações de quatro lonas, sendo duas na Vila Torres Galvão; uma, em Jardim Paulista Alto; e outra na Mirueira.
A população pode acionar as equipes pelo telefone 153.
Camaragibe
Sobre o balança das chuvas nesta terça, a Defesa Social de Camaragibe divulgou que não houve ocorrências no município.
Nível das barragens da Região Metropolitana do Recife
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) divulgou o nível das barragens da Região Metropolitana do Recife: barragem Botafogo, 71,45%; barragem Várzea Una, 63,78%; barragem Pirapama, 98,53%; barragem Duas Unas, 60,20%; barragem Tapacurá, 75,32%.
Ainda de acordo com o aviso meteorológico da APAC, a previsão é de acumulados de chuvas de intensidade moderada a forte também nesta quarta-feira (22), nas regiões da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul, além do Agreste do Estado.
Comentários