INCÊNDIO

INCÊNDIO EM ABRIGO: mais duas crianças feridas em incêndio têm alta hospitalar

Cinco crianças ainda seguem internadas. Duas estão na UTI em estado grave. As outras três encontram-se em observação

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 22/04/2023 às 12:43 | Atualizado em 22/04/2023 às 13:15
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
Fachada do Lar Paulo de Tarso, abrigo do Ipsep, na Zona Sul do Recife, com lembranças deixadas por populares após o incêndio - FOTO: SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

Duas meninas que ainda estavam internadas com ferimentos provocados pelo incêndio no Lar Paulo de Tarso, localizado no Ipsep, na Zona Sul do Recife, tiveram alta hospitalar na noite de sexta-feira, feriado de 21 de Abril (Tiradentes).

A tragédia no Lar Paulo de Tarso aconteceu no dia 14 de abril. Ao todo, 17 pessoas estavam no local. Cinco morreram e 12 ficaram feridas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as garotas, de 7 e 8 anos, estavam no Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda, no Grande Recife. Outras cinco crianças permanecem internadas, todas no Hospital da Restauração, no Derby, Centro do Recife.

Das cinco crianças internadas, duas estão em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HR, e três estão em observação na enfermaria pediátrica, sem risco de morte.

CURTO CIRCUITO FOI A CAUSA DO INCÊNDIO

Segundo os primeiros resultados da perícia, um curto-circuito em um ventilador provocou o fogo, que se espalhou rapidamente, dificultando o socorro das vítimas por vizinhos do imóvel.

SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) faz perícia no abrigo nesta segunda-feira (17) para descobrir as causas do incêndio - SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Velório das crianças mortas no incêndio em abrigo no Ipsep - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

No local do incêndio morreram a cuidadora Margareth da Silva, de 62 anos, e um menino de idade não informada. No mesmo dia, duas meninas chegaram a ser socorridas, mas morreram a caminho do HR. A quinta morte foi de uma menina de 3 anos, que faleceu na terça-feira (18), quatro dias depois do incêndio.

Além da cuidadora que morreu, outra profissional que estava no Lar Paulo de Tarso ficou ferida. Ela já teve alta hospitalar. O Lar Paulo de Tarso é um abrigo que recebe crianças e adolescentes encaminhadas pelos conselhos tutelares e pelo Juizado da Infância e Juventude.

Foi fundado em 1991 e, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o imóvel estava com todas as exigências de construção e habilitação validadas.

COMO DOAR PARA O LAR PAULO DE TARSO

As contribuições para a Instituição de Caridade Lar Paulo de Tarso podem ser feitas através de doação de valores por meio do PIX 35618933/0001-21 (CNPJ da entidade) ou transferência bancária para a conta no banco do Brasil (001), agência 1245-9, conta corrente 119346-5. Já os móveis podem ser entregues na rua Martins Ribeiro, 288, no bairro do Hipódromo.

Os prédios do TJPE também receberão donativos. Nos locais podem ser entregues alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, roupas, utensílios domésticos e brinquedos. Confira abaixo os pontos de arrecadação.

WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Funcionários rezavam em frente ao abrigo após o incêndio nesta sexta-feira (14) - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Pontos de arrecadação:

Palácio da Justiça - Praça da República, s/n - Santo Antônio
Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano - Av. Desembargador Guerra Barreto, s/n - Ilha Joana Bezerra
Escola Judicial de Pernambuco - Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra
Edf. Paula Baptista – Rua Imperador Dom Pedro II, 207 - Santo Antônio
Fórum Thomaz de Aquino - Av. Martins de Barros, 593 - Santo Antônio
Central de Juizados Especiais da Capital - Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 1919
Centro Integrado da Criança e Adolescente (Cica) - R. João Fernandes Vieira, 405 - Boa Vista, Recife
Fórum de Jaboatão dos Guararapes - Rodovia BR 101 - Prazeres
Fórum de Olinda - Av. Pan Nordestina, s/n - Vila Popular, Olinda
Fórum de Camaragibe - Av. Dr. Belmino Correia, 144

 

Comentários

Últimas notícias