DESABAMENTO EM OLINDA: última vítima da tragédia, idosa de 60 anos é encontrada pelo Corpo de Bombeiros
O desabamento em Jardim Atlântico, em Olinda, aconteceu por volta das 22h da última quinta-feira (27); seis vítimas fatais foram retiradas dos escombros
Na última quinta-feira (27), por volta das 22h, o Edifício Leme, localizado na Rua Acapulco, no bairro Jardim Atlântico, município de Olinda, desabou parcialmente.
Em consequência, um incêndio se iniciou no local. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco foi acionado para dar início aos resgates.
A ocorrência deixou desaparecidos, e ao final, foram localizadas seis vítimas fatais. Outras cinco pessoas foram resgatadas com vida.
As buscas seguiram até a madrugada deste sábado (29), quando a última vítima, uma idosa de 60 anos, foi encontrada entre os escombros.
OS RESGATES
Após cinco vítimas terem sido resgatadas ainda com vida desde a noite da quinta-feira (27), o Corpo de Bombeiros confirmou, no início da noite de ontem (28), mais duas mortes do desabamento em Olinda.
Infelizmente mais duas vítimas foram encontradas sem vida. Assim que tivemos acesso aos corpos, chamamos a médica do SAMU e ela pode constatar o óbito das duas. Elas estavam próximas uma da outra.Coronel Wagner Pereira, do Corpo de Bombeiros.
No início, havia 11 desaparecidos e, na madrugada deste sábado (29), uma idosa de 60 anos, a última vítima desaparecida no desabamento, foi encontrada.
O Corpo de Bombeiros encontrou, às 01h19 da madrugada deste sábado (29), a última vítima da ocorrência de desabamento que aconteceu na última quinta-feira (27) no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. As 11 (onze) vítimas que estavam sendo procuradas foram retiradas dos escombros pelas equipes de busca e salvamento que trabalharam incessantemente nesta operação. [...] Três cães também foram resgatados com vida. Após a última varredura realizada pelos cães, o trabalho dos Bombeiros foi finalizado e o local ficou aos cuidados das Polícias Militar e Civil.Nota oficial do Corpo de Bombeiros.
Quanto aos sobreviventes, o Corpo de Bombeiros informou, ainda, que duas pessoas estavam em estado grave e três com ferimentos leves.
AS VÍTIMAS
As vítimas resgatadas com vida têm entre 25 e 53 anos, sendo três do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Os socorridos foram encaminhados para o Hospital da Restauração, à UPA de Olinda e ao Hospital Miguel Arraes.
As vítimas fatais apresentavam entre 32 e 60 anos de idade; quatro eram mulheres e dois eram homens.
Em pronunciamento, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que o processo de busca e apuração da tragédia terá todo o apoio das autoridades do estado, bem como as famílias das vítimas:
Acabo de receber a notícia do desabamento de um prédio em Jardim Atlântico, Olinda. [...] Ficaremos atentos ao trabalho. O Governo de Pernambuco prestará todo o apoio necessário.Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco.
DESAMBAMENTO EM OLINDA DEIXA SEIS MORTOS E CINCO FERIDOS: ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E VEJA TODAS AS INFORMAÇÕES
O QUE DIZEM AS AUTORIDADES
Professor Lupércio, prefeito de Olinda, informou, através de publicação em seu twitter oficial, que as secretarias de Jardim Atlântico foram acionadas para auxiliar as vítimas do desabamento.
"Estamos mobilizados para prestar toda assistência para as vítimas do Edifício Lene, que desabou há pouco, em Jardim Atlântico. Todas as secretarias de Olinda seguem de prontidão para ajudar no que for preciso.Professor Lupércio, prefeito de Olinda.
Estamos mobilizados para prestar toda assistência para as vítimas do Edifício Lene, que desabou há pouco, em Jardim Atlântico.
— Professor Lupércio (@prof_lupercio) April 28, 2023
Todas as secretarias de Olinda seguem de prontidão para ajudar no que for preciso.
Em vídeo, a Defesa Civil de Pernambuco também se pronunciou sobre o desabamento:
EDIFÍCIO JÁ HAVIA SIDO CONDENADO
O edifício Leme, que tem 32 apartamentos, já havia sido desocupada e condenada para moradia pela Defesa Civil do município desde 2001.
Apesar disso, no momento do desabamento, pelo menos 16 pessoas e três cachorros estariam no local.
A edificação está localizada em uma área em que outras dezenas de prédios já foram desocupados pela Defesa Civil de Olinda por problemas estruturais. Vizinhos do prédio falaram sobre o susto e o medo.
Em nota, a Prefeitura de Olinda confirmou que o edifício foi interditado há mais de 20 anos pela Defesa Civil, após uma vistoria conjunta entre Estado, município e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Waldyr Oliveira, atual secretário de Defesa Civil de Olinda, a prefeitura não sabia que o edifício havia sido reocupado.
No entanto, os relatos de moradores e vizinhos apontam que a reocupação é antiga e que boa parte dos apartamentos foram alugados para outras famílias que não as proprietárias originais.
Infelizmente mais duas vítimas foram encontradas sem vida. Assim que tivemos acesso aos corpos, chamamos a médica do SAMU e ela pode constatar o óbito das duas. Elas estavam próximas uma da outra.
Coronel Wagner Pereira, do Corpo de Bombeiros.O Corpo de Bombeiros encontrou, às 01h19 da madrugada deste sábado (29), a última vítima da ocorrência de desabamento que aconteceu na última quinta-feira (27) no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. As 11
Nota oficial do Corpo de Bombeiros.Acabo de receber a notícia do desabamento de um prédio em Jardim Atlântico, Olinda. [...] Ficaremos atentos ao trabalho. O Governo de Pernambuco prestará todo o apoio necessário.
Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco."Estamos mobilizados para prestar toda assistência para as vítimas do Edifício Lene, que desabou há pouco, em Jardim Atlântico. Todas as secretarias de Olinda seguem de prontidão para ajudar no que for preciso.
Professor Lupércio, prefeito de Olinda.