São João de Caruaru

São João na Roça marca a abertura da festa na zona rural de Caruaru, descentralizando a programação

Desde 2017, o São João na Roça leva os festejos para as comunidades mais afastadas do Centro de Caruaru. Neste ano, 13 áreas na zona rural serão beneficiadas por esse projeto de descentralização da festa na Capital do Forró

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 30/04/2023 às 15:49 | Atualizado em 30/04/2023 às 16:12
Divulgação
Em Caruaru, projeto São João na Roça, que leva os festejos juninos para a zona rural, começou na comunidade de Gonçalves Ferreira - FOTO: Divulgação

O São João de Caruaru, que este ano terá 65 dias de duração (entre 28 de abril e 1º de julho), começou a circular pela zona rural do município com o projeto São João na Roça. Criado em 2017 para descentralizar a programação dos festejos, este ano vai passar por 13 comunidades, levando atrações musicais, fogueira, bacamarteiros, quadrilha, dança e muito forró. 

Com uma população de 6 mil habitantes, a comunidade de Gonçalves Ferreira foi a primeira a receber a caravana do São João na Roça, na sexta-feira (28). A festa no local contou com a tradição do São João nas comunidades, com barraquinhas de comidas típicas, bandeiras decorando a principal praça do local. 

Divulgação
Em Caruaru, projeto São João na Roça, que leva os festejos juninos para a zona rural, começou na comunidade de Gonçalves Ferreira e teve show de Santana na programação - Divulgação

Conhecido como o 1° distrito de Caruaru, Gonçalves Ferreira foi cenário para a abertura oficial, que contou com as bandas Forró Quentão, Santanna - o cantador e Marquinhos Café, que se apresentaram em cima do caminhão-palco. 

"Nesta edição tudo tem um gostinho mais que especial. Além da ampliação e antecipação, que foi pensada estrategicamente para favorecer a todos, não só os caruaruenses, mas também os turistas que terão mais dias de festejos e, consequentemente, um período mais longo para conhecer a cidade e movimentar a economia local, fortalecendo ainda mais nossa Capital do Forró", diz o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Com um aparato reforçado de forças de segurança, trânsito e logística, o primeiro dia de São João na Roça 2023 recebeu, em média, seis mil pessoas e garantiu o forró de todos que foram prestigiar o início do Maior e Melhor São João do Mundo.

Divulgação
m Caruaru, projeto São João na Roça, que leva os festejos juninos para a zona rural, começou na comunidade de Gonçalves Ferreira - Divulgação

"Cantar em Caruaru é sempre diferente, a emoção é maior, o coração bate mais forte e a pele arrepia e, este ano, todas essas emoções estão dobradas devido ao grande sucesso que já é nosso jingle. Sem dúvidas será o maior São João de todos os tempos", disse o cantor Santanna.

Já no sábado, 29, a comunidade escolhida para receber a caravana foi Malhada de Barreira Queimada, que contou com  Banda de Pífanos Alvorada, Quadrilha Molecodrilha, Batalhão de Bacamarteiros 19, Banda do Batista, Joquinha Gonzaga e Forró Chicote na programação. No domingo, o São João na Roça esteve em Mucri e a próxima parada é no dia 5, na comunidade de Rafael. 

Divulgação
m Caruaru, projeto São João na Roça, que leva os festejos juninos para a zona rural, começou na comunidade de Gonçalves Ferreira - Divulgação

MOVIMENTAÇÃO 

De acordo com a Prefeitura de Caruaru, o São João da cidde recebe 3,2 milhões de turistas. A festa movimenta R$ 500 milhões na economia local, gera 7 mil empregos formais e impacta a criação de outros 13 mil postos de trabalho indiretos. São mais de 1000 atrações artísticas 2,5 mil atividades comerciais. A Capital do Forró também valoriza as atrações, que representam 73% das atrações. 

 

 

Comentários

Últimas notícias