A embarcação Plastic Odyssey, que está em expedição mundial contra a poluição plástica, chegou ao Recife nesta semana. A capital pernambucana será a única escala do navio no Brasil, onde vai ficar atracado durante três semanas - até 12 de maio.
O navio partiu em outubro do ano passado para uma expedição de três anos ao redor do mundo a partir do Porto de Marselha, na França, e já passou pelo Mediterrâneo - no Líbano, Egito, Tunísia e Marrocos - e pela África Ocidental - em Senegal, Guiné e Cabo Verde.
O objetivo da expedição é encontrar e trocar experiências com empreendedores locais de reciclagem para desenvolver soluções sustentáveis contra a poluição e oferecer treinamento técnico para empreendedores de reciclagem.
Durante a estadia no Recife, as equipes de exploradores da Plastic Odyssey conhecerão iniciativas de campo para valorizar e transformar resíduos plásticos em recursos. Isso porque a equipe está realizando um programa global de pesquisa para entender como nos libertar da nossa dependência do plástico.
Ainda, estão previstas várias atividades, como desenvolvimento de um projeto local de valorização de resíduos plásticos, treinamento técnico para empreendedores de reciclagem, visitas escolares ao navio e desenvolvimento de novas máquinas de baixa tecnologia a bordo.
"Cerca de 20 toneladas de plástico são jogados nos oceanos a cada minuto. Por isso, a nossa ideia é evitar que o plástico chegue aos oceanos. Assim, trabalhamos em duas frentes: na reciclagem e na redução do consumo de plástico", disse Simon Bernard, CEO da Plastic Odyssey.
"Tentamos sensibilizar a população para que todos possam agir diferente. Trabalhamos com crianças e escolas a bordo no navio para que possam aprender sobre reciclagem. Todas as soluções estão no nosso navio para que todos possam conhecer. Nós não limpamos os oceanos, mas,sim, ajudamos a trazer soluções para o problema da poluição", completou Simon.
As inscrições para visitação, que eram gratuitas, já foram encerradas. Cerca de 500 estudantes e professores de escolas públicas e privadas poderão vão no Plastic Odyssey nos próximos dias para aprender sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.
A secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, comemorou a escolha da cidade para receber o projeto. "A sustentabilidade é um tema atual, e a gente, que tem esse oceano, precisa conversar sobre isso", pontuou.
"Temos a certeza de que as pessoas que vão passar por aqui nos próximos dias vão sair com uma nova visão e replicar essas ideias de sustentabilidade nos seus ambientes de estudo e de trabalho", concluiu.
Na cidade, a iniciativa é apoiada pela Prefeitura do Recife, o Porto do Recife S.A., a Capitania dos Portos, a Casa Zero, a Lachmann e a L’Occitane en Provence.
Após a escala no Brasil, a equipe da expedição Plastic Odyssey seguirá para a Guiana Francesa e depois para o Caribe e continuará até o final de 2023 para descobrir iniciativas na América Central e Latina.
PROGRAMAÇÃO DO NAVIO NO RECIFE
De 4 a 12 de maio
A conscientização sobre a poluição plástica é fundamental para construir um mundo mais sustentável. Jovens de todas as idades são convidados a visitar o navio e conhecer a tripulação.
De 5 a 15 de maio
Será apresentada uma exposição sobre alternativas ao plástico. O navio transporta a exposição “Baús do Tesouro” de uma escala para outra: uma biblioteca de soluções e objetos de todo o mundo para substituir o plástico. A exposição nômade é enriquecida com novos objetos a cada parada e possibilita promover as soluções descobertas pela expedição à medida que ela se encontra. Será complementado pelas iniciativas brasileiras de redução descobertas durante nossa escala em Recife. A exposição é gratuita e aberta a todos na Casa Zero.
De 9 a 12 de maio
A equipe da expedição oferecerá um programa de treinamento em técnicas de reciclagem para equipes locais, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de uma gestão sustentável de resíduos plásticos.
Comentários