MEIO AMBIENTE

Ações e práticas marcam o Dia Internacional da Reciclagem no RioMar Recife

A data é celebrada mundialmente no dia 17 de maio

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/05/2023 às 19:34
Luciana Morosini / RioMar
O RioMar Recife realizará ações pontuais para marcar o Dia Internacional da Reciclagem - FOTO: Luciana Morosini / RioMar

Criado pela Unesco, o Dia Internacional da Reciclagem é celebrado no dia 17 de maio (nesta quarta-feira). A data é uma oportunidade para rever a forma como as pessoas se relacionam com os resíduos, seja reduzindo a quantidade gerada e também como tornar a reciclagem viável a partir da destinação correta dos materiais.

Pautado pelo compromisso e melhores práticas ambientais, que já fazem parte da rotina do empreendimento, o RioMar Recife realizará ações pontuais para marcar a data.

Entre as ações realizadas para marcar o Dia Internacional da Reciclagem, o RioMar Recife vai receber um painel, entre os dias 17 e 27 de maio, com informações sobre a reciclagem e convidando os clientes do empreendimento a conhecerem os impactos da prática e como eles podem contribuir com essa atividade, através de práticas no dia a dia.

Além disso, o RioMar Recife promove, em parceria com o Instituto JCPM, a Semana Recicla +, uma visita guiada com cerca de 40 jovens do instituto na Central de Resíduos do RioMar, no dia 18 de maio, para apresentar parte da cadeia de gestão de materiais recicláveis ocorrida em um shopping. “A ideia é apresentar o fluxo da reciclagem e sensibilizar para essa questão”, ressalta Jussara de Paula, analista de Meio Ambiente do RioMar.

Práticas do RioMar Recife

No RioMar Recife, encontram-se espaços apropriados para o descarte responsável de diversos resíduos. A Praça de Alimentação, localizada no Piso L3, conta com coletores específicos para o encaminhamento dos resíduos.

Ações como a de separar resíduos secos com restos de comida, além de lavar as embalagens e deixar os resíduos mais compactos possíveis para facilitar o transporte colaboraram para a geração de mais de 590 toneladas de materiais recicláveis no RioMar em 2022.

O empreendimento atua em parceria com cooperativas para que os materiais recicláveis ganhem uma nova roupagem, contribuindo com a economia circular e com a vida no planeta. Há reciclagem de vidro, papel, plástico e metal, materiais que são triados pelas cooperativas internamente e comercializados, com a renda voltada para os cooperados.

O RioMar Recife ainda conta com um coletor de eletroeletrônicos, localizado no Piso Térreo, no estacionamento próximo à área de serviços. Em 2022, foram descartados e enviados para o descarte mais de 3,5 toneladas de eletroeletrônicos.

Luciana Morosini / RioMar
O RioMar Recife realizará ações pontuais para marcar o Dia Internacional da Reciclagem - Luciana Morosini / RioMar
Luciana Morosini / RioMar
O RioMar Recife realizará ações pontuais para marcar o Dia Internacional da Reciclagem - Luciana Morosini / RioMar
Luciana Morosini / RioMar
O RioMar Recife realizará ações pontuais para marcar o Dia Internacional da Reciclagem - Luciana Morosini / RioMar

Em dezembro do ano passado, o RioMar Recife implementou ainda o papa bituca, para coletar, reciclar e transformar o material em papel. Até então, foi coletado e enviado para reciclagem material suficiente para evitar a contaminação de 1.413 litros de água.

Outra prática de reciclagem é a captação da água da chuva na cobertura do edifício, armazenada e filtrada para o uso nos jardins, bacias sanitárias e torres de resfriamento.

Programas de lojistas

Além da atuação das cooperativas na gestão dos resíduos recicláveis do RioMar, diversas lojas possuem programas e ações de reciclagem, com a entrega de materiais no local, garantindo a reciclagem, doação ou reutilização criativa.

No segmento de moda e acessório, a Renner dispõe de coletores para roupas, acessórios e frascos de perfumaria de qualquer marca. Zara e C&A também contam com coletores de roupas, enquanto a Amaro coleta roupas e embalagens.

A Puket recebe meias desgastadas, furadas e sem par que são recicladas e transformadas em novas meias ou cobertores. Já a Havaianas recolhe chinelos de qualquer marca que são transformadas em tapetes, pneus ou obras de arte.

Entre as lojas de maquiagem, a Natura recebe as próprias embalagens e recipientes de cosméticos das marcas do grupo. O Boticário e Quem Disse Berenice recolhe embalagens de cosméticos de qualquer marca. Nos três casos, a devolução das embalagens pode gerar brindes e descontos para os clientes.

De materiais diversos, as farmácias contam com coletores de medicamentos vencidos e em desuso. A Cali possui ponto de coleta para capas de celular de diversos modelos, além de oferecer capas biodegradáveis de fibra de trigo. O produto, inédito no mercado e feito à base de plantas, garante proteção ao aparelho.

A Nagem tem ponto de coleta para cartuchos de tinta, toner e garrafas de tinta da HP. A Samsung recolhe produtos de pequeno porte, como celular, tablet, acessórios, pilhas e baterias.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias