MEIO AMBIENTE

Três Unidades de Conservação de Olinda conseguem aprovação do Ministério do Meio Ambiente; saiba quais

Unidades de Conservação representam um dos principais instrumentos para a conservação e manejo da biodiversidade

Carol Guerra
Cadastrado por
Carol Guerra
Publicado em 01/06/2023 às 9:24
Prefeitura de Olinda/Divulgação
Horto D’el Rey recebe certificado de Unidade de Conservação pelo Ministério do Meio Ambiente - FOTO: Prefeitura de Olinda/Divulgação

As unidades de conservação Horto D’el Rey, Mangue de Santa Teresa e Nascentes da Zona Rural Olinda receberam a provação no Cadastro Nacional do Ministério do Meio Ambiente. A Prefeitura de Olinda informou que o Horto D’el Rey e Mangue de Santa Teresa foram catalogados na área de relevante interesse ecológico.  Já a Nascentes da Zona Rural de Olinda foi classificada como proteção ambiental.

De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), as Unidades de Conservação (UCs) representam um dos principais instrumentos para a conservação e manejo da biodiversidade. 

Ainda segundo o CPRH, as áreas incluem os recursos naturais e as águas jurisdicionais com relevantes características naturais e instituídas legalmente pelo Poder Público (federal, estadual ou municipal), com objetivos de conservação, limites definidos, e um de regime especial de administração.

Unidades de Conservação em Pernambuco 

Em Pernambuco existem, hoje, 90 Unidades de Conservação onde 43 delas são de Proteção Integral e outras 47 de Uso Sustentável. Entre as Unidades de Proteção Integral estão 3 Estações Ecológicas (ESEC), 5 Parques Estaduais (PE) e 34 Refúgios da Vida Silvestre (RVS) e 1 Monumento Natural (MONA).

Já entre as Unidades de Uso sustentável figuram 21 Áreas de Proteção Ambiental (APAs), 8 Reservas de Floresta Urbana (FURBs) e 17 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPNNs) e 1 Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) 

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias