Com o objetivo de promover a consciência ambiental por meio da arte, diferentes ações culturais estão previstas para marcar a Semana do Meio Ambiente no Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife. O período, que engloba o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, contará com exposição “A Arte do Reciclado”, com permanência no Shopping até o dia 10 de junho.
Durante a semana, também será realizada a segunda edição da Semana Recicla +, realizada no Instituto JCPM. A programação será composta por uma gincana, que busca arrecadar materiais reciclados junto aos jovens, funcionários do Instituto, além de moradores das comunidades que estão localizadas no entorno do IJCPM.
A ação busca conscientizar os participantes sobre a importância do descarte correto dos resíduos. Na primeira edição do projeto, foram arrecadadas 6 mil itens recicláveis, onde 90 kg foram de resíduos eletrônicos.
“Além de movimentar o ecossistema social para a atividade, as ações do Recicla + visam trazer para as pessoas envolvidas direta e indiretamente a viabilidade das práticas de sustentabilidade, sobretudo em seus espaços de convivência, trazendo para si a corresponsabilidade dos impactos em suas escolhas. Reciclar é um dos primeiros sinais de escuta atenta ao Meio Ambiente”, afirma Jussara de Paula, coordenadora Sustentabilidade do RioMar Recife.
Já a exposição "A Arte dos Reciclado", que tem curadoria da Cactos Produções, retrata a importância da utilização de materiais e peças descartadas por meio de esculturas.
A mostra vai expor as obras dos artistas Thiana Santos, Beth Cyrne, Alexandre Almeida, Jota Azevedo, Valmir Reginaldo da Silva e Elizângela das Palafitas a partir da importância da reutilização de materiais como garrafas pet, papelão, latas, peças de ferro.
Descarte Responsável
No RioMar Recife é possível encontrar pontos para o descarte responsável de diversos resíduos. A Praça de Alimentação, localizada no Piso L3, possui coletores específicos para o encaminhamento dos resíduos.
Ações como a de separar resíduos secos com restos de comida, além de lavar as embalagens e deixar os resíduos mais compactos possíveis para facilitar o transporte colaboraram para a geração de mais de 590 toneladas de materiais recicláveis no RioMar em 2022.