Já famoso por mérito próprio - impossível não reconhecer -, o São João de Caruaru, que se intitula a Capital do Forró, principal cidade do Agreste pernambucano, está vivendo um ano de ouro. A festa, que teve na abertura atrações de peso como a cantora Ivete Sangalo, além da presença da governadora do Estado Raquel Lyra, ex-prefeita da cidade, recebeu em 2023 o maior investimento da história.
Pelo menos é o que garante o governo de Pernambuco, que informa ter investido R$ 4 milhões no São João de Caruaru para garantir uma ampla e popular programação cultural, além da atuação pública em outras áreas da festa. A estimativa do governo do Estado é de que, durante o mês de festa - segue até o dia 1º de julho -, a cidade receba mais de 4 milhões de turistas, nacionais e até internacionais.
“O governo do Estado está fazendo o maior investimento da história no São João de Caruaru, com um aporte de R$ 4 milhões voltados para as atrações culturais. Além disso, são mais de 600 homens e mulheres da Polícia Militar que, junto com a guarda municipal, vão garantir uma festa muito segura”, afirmou a governadora.
Raquel Lyra aproveitou para destacar, também, outras festas de São João do interior do Estado que também são tradicionais e fazem sucesso nas regiões onde estão localizadas. “O São João de Caruaru abre as portas dos festejos juninos de Arcoverde, Carpina, Araripina e Petrolina, cidades que têm tradições importantes e que também iremos apoiar e prestigiar pessoalmente, durante o mês de junho”, destacou Raquel Lyra.
ESQUEMA DE SEGURANÇA DO SÃO JOÃO DE CARUARU CONTA COM DRONES
Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a governadora foi recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro, no Centro de Operações Integradas (COI), que funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves.
O COI é uma central que monitora ocorrências durante todo o evento, para um melhor atendimento aos participantes da festa junina. Estão envolvidos no controle forças operativas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Polícia Civil, além do Tribunal de Justiça, Secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Caruaru, entre outros órgãos.
Segundo o governo de Pernambuco, o policiamento está com reforço especial no entorno do Pátio do Forró Luiz Gonzaga, no Alto do Moura e no Polo Azulão, com o efetivo do 4º Batalhão e do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp) da Polícia Militar.
As vias também estão sendo monitoradas com o apoio de drones do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). E a Polícia Civil está atendendo ocorrências em uma Delegacia Móvel, além do plantão da 14ª Delegacia Seccional.