Uma tradição que já dura há anos. Nesta quinta-feira (8), dia que se celebra o Corpus Christi, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, abriu suas portas e estirou um tapete de cerca de 30 metros, que foi confeccionado por cerca de 10 fieis, celebrando uma das marcas dessa data tão especial.
"O significado da confecção é justamente trazendo a memória de toda a trajetória de Jesus. Então, pelas ruas das cidades e também dentro das igrejas, são confeccionadas esse enorme tapete para acolher àquele que vai passar por aqui... E quem passa pelo tapete é o próprio Jesus, na eucaristia", explicou o padre Emerson Borges, reitor do Santuário.
Ao todo foram oito horas de trabalho para confeccionar o tradicional tapete de Corpus Christi do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, montado no corredor da igreja. "A gente começou, a partir de março, a fazer projeto de como seria os desenhos (do tapete) e, ao longo do tempo, vamos arrecadando os materiais", contou o estudante Pedro Henrique, que contribuiu na confecção. Foram usados no tapete sais, pós de serra e café, além de tinta colorida.
DOM FERNANDO SABURIDO
O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidiu uma missa na Igreja da Madre de Deus, no bairro do Recife, onde ele falou em sua pregação sobre a importância da data de Corpus Christi, que é uma comemoração que representa o Corpo de Cristo.
A celebração acontece 60 dias após a data da Páscoa, sempre numa quinta-feira, pois de acordo com os registros históricos, esse seria o dia em que Jesus teria feito a ceia com seus discípulos.
Também ocorreram várias procissões pelas ruas do Recife, com os fieis em oração ao lado do santíssimo e celebrando essa data tão especial para a Igreja Católica.