No mês que marca o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho, o Grupo JCPM, através do RioMar Recife e do Instituto JCPM, lança uma campanha que visa sensibilizar a população para o combate ao trabalho de crianças e adolescentes.
A iniciativa, que conta com a parceria com entidades da rede de proteção, busca apoio da sociedade para desestimular este tipo de atividade. Na ação, peças com mensagens de conscientização e ilustrações sobre o tema serão expostas no RioMar Recife, além de outros seis shoppings do Grupo JCPM nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará, entre os dias 10 e 20 de junho.
As entidades parceiras do RioMar Recife e do Instituto JCPM na campanha são Ministério Público do Trabalho; Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e Adolescentes da Cidade do Recife; Conselho Tutelar da Cidade do Recife da RPA 6ª; Defensoria Pública de Pernambuco; Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); Centro Dom Helder Câmara e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco.
Trabalho Infantil
No Brasil, o trabalho infantil atinge cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), de 2019.
No mundo, são 160 milhões de vítimas, de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial do Trabalho (OIT) e do Unicef, de 2020. Para combater números alarmantes, o dia 12 de junho foi instituído como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil pela OIT. A data também é marcada no Brasil e tem como objetivo reforçar a conscientização das famílias, sociedade, governos e empresários sobre a importância de se erradicar essa prática.