"É com muita alegria que recebo essa missão da igreja e, ao mesmo tempo, com a responsabilidade de ser pastor de uma Arquidiocese de 4 milhões de habitantes, com toda a complexidade de Olinda e Recife. Sou grato a Deus e à Arquidiocese de Olinda e Recife, onde estou há oito anos. Agradeço a Dom Fernando Saburido, a Dom Limacedo e peço que vocês orem por mim", essas foram as primeiras palavras do novo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
Em entrevista à Rádio Jornal, Dom Paulo Jackson informou que a nomeação deve acontecer no domingo, 13 de agosto, na catedral da Sé, em Olinda.
"Quero caminhar junto com toda a igreja. [Quero fazer] uma igreja que escuta, que acolhe e quer caminhar junto com um objetivo: evangelizar. Jesus que propõe o amor, a justiça, a fraternidade e a salvação eterna. Jesus propõe a vida eterna na fé, na justiça do reino", afirma.
Novo arcebispo de Olinda e Recife é nomeado; Confira o que disse dom Paulo Jackson
A nomeação do novo arcebispo saiu na manhã desta quarta-feira (14), após o papa Francisco acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Fernando Saburido em junho do ano passado, quando completou 75 anos. Dom Fernando também aproveitou a ocasião e deu as boas vindas ao novo sucessor.
"Nesta quarta-feira (14), o Santo Papa nomeou um novo arcebispo de nossa Arquidiocese de Olinda e Recife: Dom Paulo Jackson, arcebispo de Garanhuns em Pernambuco. Uma pessoa que conhece todo o nosso regional e pode dar uma grande contribuição para a nossa igreja de Olinda e Recife. Eu quero dar as boas vindas, que ele se sinta muito feliz entre nós. Que Deus abençoe muito a nova missão", afirmou Saburido.
Dom Fernando Saburido dá boas vindas ao novo arcebispo de Olinda e Recife
Trajetória de Dom Paulo Jackson
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa nasceu em São José de Espinharas, na Paraíba, no dia 17 de abril de 1969. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992).
Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993. É mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma (1997-2000) e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010).
No dia 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Garanhuns, no Pernambuco. Em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, para o quadriênio de 2019 a 2023.
Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano, foi eleito segundo vice-presidente da CNBB para o quadriênio 2023-2027.