RISCO

CHUVAS EM PERNAMBUCO: com rios apresentando 'cota de alerta', Apac e Defesa Civil indicam risco de inundações em quatro municípios; confira

Previsão do tempo, nesta terça-feira (27), será nublado e com pancadas de chuva em todo estado

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 26/06/2023 às 22:18 | Atualizado em 26/06/2023 às 23:43
Reprodução das redes sociais
Rio Capibaribe Mirim corre risco de transbordar e inundar municípios de Itambé e Goiana, na Zona da Mata Norte - FOTO: Reprodução das redes sociais

O grande volume de chuva que caiu em todo o estado de Pernambuco durante o feriado de São João deixou algumas cidades em estado de vigilância. De acordo com o monitoramento hidrológico da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), dois rios apresentaram cota de alerta e com possibilidade de inundação: o Rio Sirinhaém, em Barra de Guabiraba; e o Rio Capibaribe Mirim, em Itambé.

Com o risco de cheia do Rio Sirinhaém, a Apac e a Defesa Civil de Pernambuco alertam a população dos municípios de Barra de Guabiraba, no Agreste, e Cortês, na Mata Sul, para a possibilidade de inundação.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por APAC (@apac_oficial)

Já em relação ao risco de o Rio Capibaribe Mirim transbordar, os dois órgãos renovam o estado de alerta de inundação, desta vez, para as pessoas que moram nas cidades de Itambé e Goiana, ambas na Zona da Mata Norte.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) também emitiu, na noite desta segunda-feira (26), um novo alerta de aviso meteorológico. Porém, desta vez, o órgão subiu o nível do aviso para 'atenção' nas próximas horas.

De acordo com o comunicado da Apac, devido aos altos acumulados de água e a previsão do tempo mostrar continuidade de chuvas durante todo o período noturno, a madrugada e a manhã desta terça-feira (27), esse estado de atenção foi renovado para as regiões da Mata Norte e Mata Sul, além da Região Metropolitana do Recife.

Diante dos riscos em decorrência do alto volume de pancadas de chuvas, a Apac pede que a população siga as orientações da Defesa Civil para se manter em segurança e evitar tragédias.

Barragem verteu

Após oito meses, a barragem do Prata, localizada no município de Bonito, no Agreste de Pernambuco, voltou a atingir o seu nível máximo e, na manhã desta segunda-feira (26), verteu - transbordou. O fenômeno ocorreu devido a enorme quantidade de pancadas de chuvas registradas no decorrer do final de semana em todas as regiões do Estado.

Apesar da preocupação sempre que uma barragem acaba vertendo, não há nenhum informe de alerta da Compesa ou da Apac sobre um possível risco de rompimento. Diante disso, com o aumento significativo do volume de água na barragem do Prata, o abastecimento da população nos municípios de Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha e São Joaquim do Monte vai melhorar bastante e, consequentemente, haverá a diminuição do racionamento.

Segundo informações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a barragem do Prata tem capacidade máxima para armazenar 41,9 milhões de metros cúbicos de água.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias