A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou, nesta sexta-feira (30), que o Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, e o Rio Tracunhaém, em Nazaré da Mata, atingiram a cota de alerta. Isso significa que existe possibilidade dos rios inundarem.
A Apac comunicou ainda que, com a possibilidade de inundação, os municípios de Nazaré da Mata, Itaquitinga, Goiana, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife devem permanecer em estado de atenção.
Recife entra em estado de atenção
O Centro de Operações do Recife (COP) informou, na manhã desta sexta-feira (30), que a cidade permanece em estado de atenção, emitido desde o fim da tarde da quinta-feira (29).
Isso indica que já existem algumas ocorrências e alteração perceptível na rotina urbana (alagamentos ou congestionamentos) causadas por fatores climáticos. A maré estará no ponto mais baixo às 7h17.
De acordo com o COP, nas últimas 24h foram registradas chuvas que chegaram a 72,6 mm na estação pluviométrica do Porto, dos quais 62 mm concentrados em apenas 6 horas.
Em 96h, o acumulado das chuvas já ultrapassou a marca de 190 mm no Alto do Mandu, o equivalente a mais de 55% da média histórica do mês de junho, que é de 334,5mm.
A Prefeitura do Recife comunicou que foram abertos 10 abrigos municipais. Os espaços totalizam 961 vagas e estão em locais como Jardim Monte Verde, Coqueiral e Brejo de Beberibe.
A relação completa dos abrigos ativados, com endereços e localização no mapa, pode ser acessada no site da Ação Inverno (https://acaoinverno.recife.pe.gov.br/).