A Prefeitura do Recife abriu uma Consulta Pública para receber projetos voltados ao Jardim do Poço, que será construído no terreno localizado na esquina das avenidas 17 de Agosto e Dr. Seixas, no bairro do Poço da Panela.
Os interessados devem responder o questionário e sugerir contribuições até o dia 10 de julho, através do Conecta Recife ou pelo site https://bit.ly/jardimdopoco. De acordo com a gestão municipal, a participação dos cidadãos com sugestões servirá como base para a construção do projeto que será implantado no local.
A área verde onde será implantado o Jardim do Poço foi recentemente desapropriada pela Prefeitura e consiste em um terreno de 12 mil m², às margens da Avenida 17 de Agosto. A gestão informou que realizou duas reuniões presenciais com moradores da vizinhança onde está localizado o Jardim do Poço, nos dias 21 e 22 de junho, a fim de escutar as demandas, sugestões e necessidades, bem como entender a vocação do terreno.
Além dos bairros de Casa Forte, Poço da Panela, Santana e Monteiro, o Jardim do Poço, os moradores da Iputinga, que podem ter acesso ao espaço através da Ponte Jaime Gusmão, que conectará os bairros do Cordeiro e Iputinga.
Disputas em torno do terreno
O terreno onde será construído o parque Jardim do Poço tem 12 mil m² e está localizado às margens da Avenida 17 de Agosto, no número 2069.
No passado, o terreno pertenceu à Casa de Saúde São José, e foi adquirido inicialmente pelo Carrefour. Às vésperas de ser tombado, o imóvel foi demolido.
Provocada por moradores, a OAB de Pernambuco moveu ação civil pública decorrente da demolição, julgada procedente. Desta forma, a prefeitura do Recife foi condenada a pagar R$ 1.578.996,93 pela demolição, por dano coletivo.