CHUVAS

CHUVA EM PERNAMBUCO: Novo alerta do INMET aponta 'perigo potencial' para o Grande Recife e Zona da Mata

Válido até a segunda-feira (10), alerta aponta que pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia em algumas regiões do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 09/07/2023 às 10:59 | Atualizado em 09/07/2023 às 11:23
Notícia
X

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta de acumulado de chuva que envolve a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata pernambucana. O aviso é válido para o período que vai do domingo (9), às 9h20, até a segunda-feira (10), às 10h. 

O alerta tem um grau de severidade de "perigo potencial". De acordo com o instituto, pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Existe ainda um baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

As informações foram publicadas no portal Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Metereológicos Severos para o Sul da América do Sul.

REPRODUÇÃO

Mapa do Instituto Nacional de Meteorologia para indicar região de alerta válido entre 9 e 10 de julho - REPRODUÇÃO

O INMET ainda listou algumas instruções para o período: evitar enfrentar o mau tempo; observar alterações nas encostas; evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta também vale para as seguintes regiões: Leste Sergipano, Leste Alagoano, Agreste Sergipano, Agreste Alagoano, Mata Paraibana, Sertão Sergipano, Nordeste Baiano.

Chuva em Pernambuco: municípios em estado de emergência

Reprodução das redes sociais

Chuva castiga o município de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco - Reprodução das redes sociais

Fortes chuvas atingiram a Zona da Mata de Pernambuco e também o Grande Recife desde a sexta-feira (7).

No sábado (8), a Secretaria de Defesa Civil contabilizava 627 pessoas desalojadas. Os municípios mais atingidos foram Água Preta, Belém de Maria, Camutanga, Jaboatão dos Guararapes e Joaquim Nabuco. Já em relação aos rios, os que estavam em cota de inundação eram: Tapacurá, Capibaribe Mirim, Sirinhaém, Panelas e Jacuípe.

Por meio de edição extra do Diário Oficial, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência em 12 cidades da Zona da Mata pernambucana.

"Fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como "Situação de Emergência" em razão das chuvas intensas, por um período de 60 (sessenta) dias", diz trecho do decreto publicada pela governadora.

Tags

Autor