Meio Ambiente

Noronha e UFRPE assinam acordo de cooperação para monitoramento de tubarões

Acordo prevê monitoramento das atividades e comportamento dos tubarões no Arquipélago

Carol Guerra
Cadastrado por
Carol Guerra
Publicado em 14/07/2023 às 16:57 | Atualizado em 14/07/2023 às 17:00
Herminio Oliveira/Agência Brasil
Arquipélago de Fernando de Noronha: turismo destaque em território pernambucano - FOTO: Herminio Oliveira/Agência Brasil

A administração de Fernando de Noronha assinou, nesta quinta-feira (13), um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para o monitoramento das atividades e comportamento dos tubarões nas praias da Ilha. Entre elas, Cacimba do Padre, Boldró, Bode, Meio, Conceição, Cachorro e o Porto. 

Segundo a gestão do Arquipélago, além do monitoramento, a parceria objetiva desenvolver a educação ambiental e a conservação marinha, com foco na preservação das espécies. A entrega do diagnóstico do comportamento dos tubarões nas praias está prevista para dezembro.

O acordo também prevê o fornecimento de informações científicas sobre as atividades dos tubarões na Ilha, em quais períodos do ano a presença dos animais nas praias é mais frequente, e o que pode ser feito para prevenir as ocorrências. 

O trabalho inclui expedições dos pesquisadores ao mar para marcar alguns tubarões e monitorá-los nos próximos seis meses, afirmou a administração do Arquipélago.

A gestão informou que poderá atuar tanto em preservação e conservação da espécie, como também na criação de políticas públicas com o objetivo de prevenir incidentes. 

“O nosso intuito é fomentar o estudo e o monitoramento dos tubarões. Já neste final de semana vai sair uma expedição ao mar para que os tubarões sejam marcados. A partir disso, vamos poder avaliar o comportamento deles. Queremos envolver toda a comunidade nas práticas de conscientização da convivência com esses animais”, afirmou Ramon Abelenda, gerente de Meio Ambiente de Fernando de Noronha. 

A ação também inclui a promoção de capacitações dos servidores da Administração da ilha, nas áreas de engenharia de pesca e aquicultura, oficinas de educação ambiental na temática dos tubarões e elaboração do manual de sinalização das praias.

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias