Primeira Infância

Convênio entre TCE e UNICEF define ações pela Primeira Infância nos municípios de Pernambuco

O Tribunal de Contas de Pernambuco é o primeiro do País a celebrar um acordo de cooperação técnica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para implementar ações pela Primeira Infância no Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/07/2023 às 15:55
Marilia Auto/TCEPE
TCE E UNICEF CELEBRAM CONVENIO - FOTO: Marilia Auto/TCEPE

A atenção à primeira infância deve ser prioridade nas políticas públicas brasileiras. O período, que vai dos 0 aos 6 anos de idade, é fundamental para o desenvolvimento individual das crianças. Apostar nesta fase também contribui para reduzir a desigualdade social, como apontam vários estudos.

Atento à importância dessa fase do desenvolvimento, o Tribunal de Contas de Pernambuco foi primeiro do País a celebrar um acordo de cooperação técnica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com proposta de mplementar ações pela Primeira Infância no Estado.

O documento foi assinado nesta sexta-feira (28) pelo vice-presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo, representando o presidente Ranilson Ramos, e Dennis Larsen, coordenador do UNICEF no Semiárido, em nome do representante da entidade no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.

O acordo tem ênfase nas ações dos municípios participantes do programa Selo UNICEF, que tem como objetivo fortalecer as políticas públicas municipais pela primeira infância. Em Pernambuco, 140 municípios participam da atual edição do programa.

Marilia Auto/TCEPE

TCE E UNICEF CELEBRAM CONVENIO - Marilia Auto/TCEPE

Ao aderir ao Selo UNICEF, a prefeitura assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

O convênio assinado com o TCE estabelece estratégias e metas para fortalecer as competências dos municípios pernambucanos, a exemplo de capacitações e formações que aprimorem os resultados na promoção, proteção e garantia dos direitos da Primeira Infância.

“Estou muito feliz em celebrar este convênio entre TCE e UNICEF”, afirmou o presidente Ranilson em um vídeo gravado especialmente para a ocasião, uma vez que ele ficou impossibilitado de comparecer ao evento por motivos de viagem.

Marilia Auto/TCEPE

TCE E UNICEF CELEBRAM CONVENIO - Marilia Auto/TCEPE

“Nesta parceria, queremos capacitar e treinar os gestores de cada uma dessas cidades, para que eles possam avançar na implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância, que é o primeiro quesito que nós precisamos para garantir as políticas públicas voltadas para essa faixa etária”, destacou.

“Pernambuco é o primeiro Estado brasileiro a nos procurar para uma parceria para trabalhar em âmbito municipal”, afirmou o representante do UNICEF. “No Brasil a situação da Primeira Infância está melhorando, mas ainda é preocupante, pois mais de 1 milhão de crianças não receberam nenhum tipo de vacinação no País. Estamos muito felizes com esta parceria, pois é dentro dos municípios que os serviços para as crianças acontecem. Com a expertise do Tribunal de Contas vamos fazer um bom trabalho”, defendeu Dennis Larsen.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias