É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A Prefeitura do Recife lançou, nesta quinta-feira (31), o Programa Tá Aprumado Praças, que pretende revitalizar 120 espaços de lazer escolhidos pela população até 2024. O investimento previsto é de R$ 60 milhões.
A participação dos cidadãos pode acontecer de três formas. Primeiro, respondendo uma enquete sobre qual praça deve ser priorizada, através deste link.
Depois, pode optar sobre qual deve ser a vocação da praça, se deve ter mais áreas verdes, espaços para academia de saúde ou atividades infantis, neste link.
Já as empresas podem integrar o processo de revitalização adotando uma praça e contribuindo financeiramente com ela, em troca de publicidade no local. Para isso, basta se inscrever neste link.
O voto também poderá ser dado via WhatsApp através do aplicativo Conecta Recife. "Entra no Conecta Recife, clica no ícone Tá Aprumado Praças, escolhe a praça e o que você quer que tenha", explicou o prefeito João Campos (PSB).
“A Prefeitura vai escolher as praças mais votadas, as que as pessoas se mobilizarem mais”, concluiu o prefeito.
“O Tá Aprumado Praças representa uma nova história na cidade, com um olhar diferenciado para todos os bairros, garantindo o lazer e a interação entre as pessoas. As obras acontecem durante o ano todo, mas no período de verão, com a garantia maior de não chover, a produtividade com certeza aumenta e assegura uma velocidade maior”, disse Marília Dantas, Secretária de Infraestrutura da Cidade do Recife e Diretora Presidente da Emlurb.
PRAÇAS DE BURLE MARX
A promessa também é revitalizar, até o início do próximo ano, todas as 15 praças que foram desenhadas e projetadas pelo paisagista Roberto Burle Marx da década de 1930.
O trabalho está em andamento nas praças do Derby, do Entroncamento, do Arsenal e na de Casa Forte, e continuará na Praça Chora Menino, Praça Maciel Pinheiro, Praça Dezessete, Largo das Cinco Pontas, Largo da Paz, Praça Salgado Filho e no Jardim da Capela da Jaqueira.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde julho de 2019, faz parte da equipe do JC.COM.BR. Atualmente, como repórter de cidades, urbanismo e direitos humanos. Vencedora do Prêmio Urbana de Jornalismo 2021, finalista da Expocom NE 2021 e menção honrosa no 4º Prêmio de Jornalismo Mosca.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:twitter.com/katarinagmoraesCargo:RepórterCursoTreinamentos do Google de SEO e do Facebook sobre mídias digitais, Curso de Marketing Digital pela Universidade de São Paulo (USP); Curso de Comunicação Empresarial pela Universidade de Califórnia.