HOMENAGEM

5 anos sem Graça Araújo

A ex-apresentadora do TV Jornal Meio-dia, na TV Jornal, e o programa Rádio Livre, na Rádio Jornal, faleceu no dia 8 de setembro de 2018

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/09/2023 às 6:21
Notícia
X

Por: Mônica Carvalho, diretora executiva da TV Jornal

Era véspera de feriado de 7 de Setembro. Depois de apresentar o TV Jornal Meio-dia, na TV Jornal, e o programa Rádio Livre, na Rádio Jornal, Graça Araújo cumpriu o ritual de sempre. Sabendo que folgaria no feriado (havíamos combinado de folgar juntas), ela se organizou para ir para a academia e, só depois, partir para a folga. O desfecho da história, todos já sabem. Graça saiu da academia para o hospital, onde ficou dois dias internada, e teve a morte decretada no dia 8 de setembro de 2018.

Cinco anos depois da partida de Graça Araújo, amigos, colegas de trabalho, espectadores e ouvintes relembram a trajetória da jornalista que marcou a história de Pernambuco e do país. Colega de profissão na emissora concorrente, o jornalista Francisco José se preparava para fazer um mergulho ao vivo quando desejou força a Graça, logo que soube que ela havia sofrido um AVC (acidente vascular cerebral). O momento está retratado na série #gracaaraujopresente, exibida na TV e na Rádio Jornal ao longo da última semana e que é tema de um especial que vai ao ar hoje (9), às 12h30, na TV Jornal.

Fazer jornalismo com responsabilidade é missão de todo jornalista comprometido com a profissão. Mas, alguns se destacam nesta missão. Graça está neste grupo. A menina de Itambé, interior de Pernambuco, criada em São Paulo, de origem humilde e que sonhava em ser médica tornou-se um ícone do jornalismo. A voz grave e a postura dura diante das injustiças carregavam em si uma profissional competente e dedicada, carismática e, acima de tudo, cheia de humanidade. Com vários defeitos, como todo mortal, mas com um propósito muito claro: usar o jornalismo como ferramenta de defesa das causas justas, a favor de quem precisava.

Acervo pessoal
A apresentadora Graça Araújo faleceu no dia 8 de setembro de 2018 - Acervo pessoal
Acervo pessoal
A apresentadora Graça Araújo faleceu no dia 8 de setembro de 2018 - Acervo pessoal
Acervo pessoal
Graça Araújo comandou durante anos o programa Rádio Livre, na Rádio Jornal - Acervo pessoal
Acervo pessoal
Graça Araújo na apresentação do TV Jornal Meio-Dia - Acervo pessoal
Acervo pessoal
Graça Araújo na ancoragem do TV Jornal Meio-Dia - Acervo pessoal
Acervo pessoal
Graça Araújo comandou o debate na TV Jornal das eleições de 2014 - Acervo pessoal

No especial #gracaaraujopresente, são vários os depoimentos de pessoas que foram contemporâneas de Graça no Rádio e na TV. Mas foi para o povo, telespectador, trabalhador e trabalhadora, gente simples, que ela foi tão fundamental enquanto esteve por aqui, afinal Graça era a voz de todos eles. Uma voz firme e cheia de empatia. Em meio a esses depoimentos, o especial traz momentos da própria jornalista falando de si, da profissão e recortes dos famosos editoriais que fazia e onde se destacava.

O jornalismo, assim como muitos setores da sociedade, enfrenta uma série de desafios. Mas, a sua relevância se faz presente justamente no seu cerne: informar com responsabilidade e em favor da sociedade. Graça Araújo se faz tão presente e necessária porque foi na voz dela que, durante quase três décadas, o dever ser do melhor jornalismo encontrou a sua perfeita tradução.

Serviço: Especial #gracaaraujopresente

Onde: TV Jornal SBT/ Canal 2

Data e hora: sábado, dia 09/09, 12h30

Tags

Autor