Suape lança "biblioteca" digital da vida marinha da região portuária
Ação celebra o Dia Nacional de Defesa da Fauna, comemorado nesta sexta-feira (22)
O Complexo Industrial Portuário de Suape lançou, nesta sexta-feira (22), um painel digital da vida marinha e estuarina do entorno do porto, em comemoração ao Dia Nacional de Defesa da Fauna. No site de Suape, estão listadas 369 espécies de plâncton, nécton e bentos.
A ação tem como objetivo ampliar o conhecimento da fauna e da flora que habitam a área portuária e entorno, e reforça a necessidade de ações e de cuidados dos habitats existentes. O painel pode ser acessado pelo link: https://www.suape.pe.gov.br/pt/meio-ambiente.
- 'Vem muita coisa boa para os portos do Recife e Suape', promete ministro Sílvio Costa Filho
- Complexo de Suape divulga planos de ação climática para municípios do território estratégico e zona industrial
- Grupo que vai instalar terminal em Suape lança primeiro porta-contêiner movido à metanol verde no mundo
“O Dia da Fauna é uma data especial dedicada à celebração e à conscientização sobre a importância dos animais silvestres e da biodiversidade em geral", afirma o diretor de Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti. "A ocasião nos convida a refletir sobre a diversidade de espécies que compartilham conosco a região e sobre os desafios que enfrentam para sobreviver em um mundo em constante mudança."
Os dados que compõem o mapa foram registrados durante oito anos de monitoramento da vida marinha, em 15 pontos representativos da área portuária e adjacências. Contempla organismos do plâncton, nécton e bentos.
Nos locais, foram registradas espécies relevantes ecologicamente, com status diversos de conservação, justificando a preocupação da administração da estatal em divulgar a fauna e a flora existentes e desenvolver as atividades portuárias com o devido respeito aos ecossistemas locais.
Os programas de monitoramento ambiental tiveram início voluntariamente em 2015 e se tornaram obrigações legais ao serem inseridos na renovação da licença de operação do Porto de Suape pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em 2021.
A divulgação dos resultados obtidos por meio desses trabalhos é realizada de forma proativa para a sociedade em geral, incluindo a comunidade científica interessada no tema.
De acordo com Suape, a ação também está em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, Vida na Água, que integra a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com os propósitos da Década do Oceano (2021-2030).
“Isso reforça o compromisso do atracadouro com o meio ambiente”, ressalta o diretor Carlos Cavalcanti.
EXEMPLOS CATALOGADOS
O plâncton é formado por organismos que flutuam passivamente, sendo arrastados pelas correntes e movimentos das águas dos rios, lagos e mares. São geralmente microscópicos, unicelulares ou pluricelulares (incluindo algas e microalgas, bactérias, protozoários etc.).
Já o nécton é formado por seres que apresentam capacidade de natação, a exemplo de peixes, alguns moluscos, répteis e mamíferos marinhos. Por fim, os bentos incluem organismos que vivem em associação com o fundo marinho ou estuarino, a exemplo da estrela-do-mar.