É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Em colaboração com Bárbara Lessa, da TV Jornal
Trabalhadores por aplicativo realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (2) no Centro do Recife. O ato, que durou até as 9h, fez parte de uma mobilização nacional, que pede por melhores condições de trabalho nas plataformas de entrega.
Segundo o organizador Rodrigo Lopes, o pedido é para que recebam o valor da "hora logada" - todo o período em que o entregador está disponível para aceitar solicitações do aplicativo.
"Lá em Brasília, as empresas não querem reconhecer esse tempo disponível. Hoje as empresas determinam o valor do nosso serviço, mas quem faz o investimento da moto, habilitação, manutenção, alimentação, é a gente. Se investimos nisso, por que não determinamos o valor do serviço?", questionou.
"Todo mundo que tem CLT recebe por hora de serviço e por dia de trabalho. Nossa luta é ganhar R$ 35 por hora logada. Se abrir o aplicativo, e ele não nos colocar para fazer nada, queremos ganhar R$ 35", pediu o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Direito, Ivonaldo de Lima.
Segundo o organizador, há cerca de 18,7 mil trabalhadores por aplicativo na Região Metropolitana do Recife. Winderson Rodrigues é um deles: ele chega a trabalhar 14 horas por dia e não tem folga nos fins de semana.
"Eu em média faço R$ 150 por dia, ficando 14 horas logado todo santo dia. Se a gente folgar um dia, a plataforma nos prejudica, não envia corridas para a gente e não nos deixa agendar os horários [para trabalhar]", disse.
O grupo foi até a Câmara Municipal do Recife, no bairro da Boa Vista, onde fechou o trânsito da Rua do Hospício com a queima de pneus e entulhos. No ato, as entregas por aplicativo tbm foram suspensas.
Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e policiais militares acompanharam o protesto.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde julho de 2019, faz parte da equipe do JC.COM.BR. Atualmente, como repórter de cidades, urbanismo e direitos humanos. Vencedora do Prêmio Urbana de Jornalismo 2021, finalista da Expocom NE 2021 e menção honrosa no 4º Prêmio de Jornalismo Mosca.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:twitter.com/katarinagmoraesCargo:RepórterCursoTreinamentos do Google de SEO e do Facebook sobre mídias digitais, Curso de Marketing Digital pela Universidade de São Paulo (USP); Curso de Comunicação Empresarial pela Universidade de Califórnia.