MERCADO DA ENCRUZILHADA

Mercado da Encruzilhada: comerciantes afetados por incêndio ganham previsão para retomar vendas

Equipamento foi atingido por um incêndio no começo de setembro. Ao todo, 11 comerciantes tiveram seus boxes afetados

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 03/10/2023 às 12:21 | Atualizado em 03/10/2023 às 13:47
Notícia
X

Os 11 comerciantes que tiveram seus boxes atingidos por um incêndio no Mercado da Encruzilhada, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte, devem voltar ao trabalho até o final dessa semana. A previsão foi dada pela Prefeitura do Recife nesta terça-feira (3).

Eles serão abrigados contêineres instalados temporariamente na área externa do equipamento até que ele seja totalmente reconstruído. Dos sete totais, quatro já foram instalados. Com seis metros de comprimento por dois metros e meio de largura, alguns têm espaço para uma loja, outros para duas.

DIVULGAÇÃO
Previsão da Prefeitura do Recife é de que os comerciantes já estejam operando nos contêineres até o final desta semana - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Previsão da Prefeitura do Recife é de que os comerciantes já estejam operando nos contêineres até o final desta semana - DIVULGAÇÃO

Os comerciantes também vão ganhar um auxílio mensal de R$ 3 mil, pago pela gestão municipal, até a finalização das obras no mercado, prevista para março de 2024.

“A Prefeitura caminhou rapidamente com todos os compromissos assumidos na época do sinistro: o mercado foi reaberto de forma segura em menos de 72 horas, a primeira parcela do auxílio de R$ 3 mil para os comerciantes impactados foi paga, e a segunda deverá ser quitada ainda esta semana", afirmou Gabriel Leitão, diretor-presidente da Conviva, pasta que administra os mercados da cidade.

Ainda, a Prefeitura alegou que "todo o sistema de combate e prevenção a incêndio também foi revisado e estão sendo estruturadas as criações de brigadas de incêndio nos mercados".

"A reforma da estrutura atingida também deverá começar em breve, uma vez que precisamos realizar serviços de demolição e escoramento. O processo também precisou ser acompanhado de perto pela Gerência de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (DPPC), uma vez que se trata de um Imóvel Especial de Preservação (IEP)”, complementou Leitão.

As demais operações do Mercado da Encruzilhada reabriram no dia 6 de setembro. O equipamento funciona de segunda a sábado de 6h às 18h e, aos domingos, de 6h às 12h.

Enquanto isso, a Polícia Civil de Pernambuco segue dando andamento às investigações, e informou que "todas as informações serão apresentadas em momento oportuno".

Tags

Autor