GUERRA EM ISRAEL

GUERRA CONTRA HAMAS: Pernambucana convocada narra dia a dia no Exército de ISRAEL

Janine Ayala Melo, de 29 anos, falou sobre as próprias perspectivas sobre o combate, que já está em seu 5º dia

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 11/10/2023 às 12:39 | Atualizado em 11/10/2023 às 13:37
Notícia
X

Em colaboração com Estadão Conteúdo

Recifense com dupla cidadania, a socióloga e reservista Janine Ayala Melo, de 29 anos, foi convocada por Israel para a guerra horas após o ataque do Hamas no último sábado (7). Em entrevista à Rádio Jornal nesta quarta-feira (11), ela narrou o dia a dia no Exército, falou de suas perspectivas sobre o combate e revelou: “eu não consigo fechar o olho”.

Desde o final de semana, Janine está em Ascalão, a cidade mais próxima da Faixa de Gaza, ao norte do País. “Aqui está tendo muito a se fazer. Ontem três terroristas quase chegaram na cidade, mas o pessoal que está comigo aqui conseguiu chegar neles e eliminá-los”, narrou.

Israel foi surpreendido pelo Hamas no último sábado (7), que disparou milhares de foguetes e infiltrou combatentes em solo israelense, dando início à sexta guerra entre palestinos e Jihad Islâmica desde 2008. Estima-se que há 150 israelitas como reféns em Gaza; entre eles, brasileiros.

DIVULGAÇÃO
Janine Ayala Melo, de 29 anos, foi convocada para a guerra por Israel - DIVULGAÇÃO

Ao todo, 2.255 pessoas morreram na guerra, segundo os dois lados. Dois brasileiros estão entre as vítimas: Bruna Valeanu e Ranani Glazer. Ainda, Tel Aviv, capital israelense, disse ainda ter encontrado outros 1.500 corpos de integrantes do Hamas no território.

Especulava-se que, ainda durante a semana, Israel entraria por terra em Gaza. Lá, moram cerca de 2 milhões de pessoas, a maioria sendo refugiados palestinos em situação de vulnerabilidade, que tiveram a energia cortada pelo país.

Contudo, a socióloga afirma que ainda é uma especulação. “Não sabemos se haverá entrada terrestre. O exército está pronto para se houver uma. Mas neste exato momento nenhum primeiro-ministro ou chefe de operações do exército disse que ia acontecer”, contou.

“Estamos preparados para entradas marítimas, aéreas e terrestres. Temos forças em diversos pontos na cidade preparadas para esses três tipos de infiltração”, completou.

Única brasileira do próprio agrupamento, Janine recebe notícias de outras regiões de Israel por amigos combatentes. Outras informações ainda não passam de especulação, segundo ela.

Ela relata, também, a dificuldade para dormir em meio à tensão. “Como a situação está muito crítica, está todo mundo acordado o tempo todo e dormindo pouco. Anteontem eu dormi à 1h e acordei às 6h. Ontem fui dormir 3h30. Eu não consigo fechar o olho”.

BRASILEIROS SÃO RESGATADOS

Em contrapartida, há centenas de brasileiros sendo resgatados pelo governo brasileiro em Israel. A segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Tel Aviv nesta quarta-feira, 11. A bordo, estão 214 brasileiros resgatados do conflito e, pela primeira vez, estão sendo transportados animais de estimação - um cachorro e três gatos.

Um dos passageiros foi o pernambucano Severino silva de Souza Júnior, do municípiode Machados. Em vídeo enviado à TV Jornal, ele disse que continuaria rezando para que a guerra acabe. "Dentro de instantes estamos deixando Tel Aviv com o coração apertado, com tanto amor por essa terra santa e rezando por todas as pessoas que vão ficar", disse.

A aeronave decolou por volta das 12h30 pelo horário de Brasília. O voo terá duração de 14 horas, com previsão de chegada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 3h de quinta-feira, 12. Nesta madrugada desta quarta-feira, pousou em Brasília o primeiro avião para resgate dos brasileiros em Israel. O voo havia partido de Tel-Aviv na tarde de terça-feira, 10, e trouxe 211 repatriados.

A terceira aeronave da FAB empregada na operação do governo federal, um KC-390 Millennium (Embraer), com capacidade para 60 brasileiros, pousou em Roma, na Itália, nesta manhã. De lá, o avião irá abastecer e seguir para Tel Aviv.

Já nesta tarde, a FAB enviará a quarta aeronave para a repatriação de brasileiros em Israel. A decolagem, com previsão para as 17h pelo horário de Brasília, será na Base Aérea da capital federal. O destino inicial é Roma, capital da Itália, de onde prosseguirá para Israel.

Tags

Autor