LUTO

Morre Dona Sevi, organizadora da Festa do Morro da Conceição, no Recife, aos 88 anos

Recifense ficou conhecida pela luta na defesa do Santuário do Nossa Senhora da Morro da Conceição e dará nome ao próximo equipamento público do Morro da Conceição

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 03/11/2023 às 13:12 | Atualizado em 03/11/2023 às 13:18
Notícia
X

Morreu, nesta quinta-feira (2), Severina Paiva de Santana, mais conhecida como Dona Sevi, aos 88 anos. A recifense ficou conhecida pela luta na defesa do Santuário do Nossa Senhora da Morro da Conceição, sendo um dos principais nomes à frente da organização da tradicional Festa do Morro da Conceição.

Ela faleceu por consequências de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava internada desde o dia 10 de outubro.

Sob forte comoção, o velório de Dona Sevi foi realizado no Santuário da Conceição a partir das 8h, com missa exequial realizada pelos redentoristas do morro às 11h.

Também serão realizadas cerimônias do Santo Terço e Ofício da Imaculada Conceição, às 14h, e Missa Exequial, às 15h. Em seguida, o translado do corpo segue até o cemitério de Casa Amarela, onde será realizado o sepultamento.

Em nota de pesar, o Santuário Nossa Senhora da Conceição noticiou a morte de Dona Sevi nesta sexta. "A sua luta vai ficar para sempre na história do nosso santuário como mulher negra, periférica, trabalhadora, mãe, esposa e devota da Imaculada Conceição."

"Mais do que uma fiel e devota de Nossa Senhora da Conceição, dona Sevi foi a porta-voz da comunidade do Morro da Conceição, da realidade sofrida do povo. Que possamos seguir esse legado, de fé e coragem, plantado por dona Sevi em nossos corações", completou a instituição, nas redes sociais.

Homenagem

Em publicação no Instagram, o prefeito João Campos (PSB) afirmou que dará o nome de Dona Severina Paiva de Santana ao próxio equipamento público do Morro da Conceição. "Ainda não sei como vai ser subir o Morro da Conceição sem o carinhoso abraço de Dona Sevi no final", escreveu.

"São tantas histórias e momentos divididos com essa guerreira, que lutava o tempo todo por sua comunidade e pela igreja. Guardarei a lembrança e cada frase que ouvi dela, com o compromisso de fazer do Morro o lugar que Dona Sevi sonhou", continua.

"E em sua homenagem, a Prefeitura do Recife dará o nome de Dona Severina Paiva de Santana ao próximo equipamento público que vamos entregar no Morro da Conceição. Que Deus possa lhe receber da melhor forma e seguir nos inspirando a levar por muitos anos o seu legado", completou.

O vereador Hélio da Guabiraba também prestou homenagem nas redes. "Sua história se confunde com a história do Morro da Conceição. No último dia 07 de outubro, participei da festa do Santuário e fiz minha última dança com Dona Sevi, ao som do Conde Só Brega. Ela estava alegre e disposta como sempre. Era nossa despedida! Deus receba minha amiga Sevi de abraços abertos, pois sua missão aqui na terra foi concluída de uma forma linda".

"Que Nossa Senhora da Conceição te receba em seus braços, dona Sevi. Ela, que tanto nos recebeu na porta de cada missa, agora nos olha lá de cima. Vá em paz!", publicou o deputado federal Pedro Campos (PSB).

Tags

Autor