FESTA DO MORRO

Procissão, missas e celebração com Dom Jackson marcam o Dia de Nossa Senhora da Conceição no Recife

Dia dedicado à Imaculada Conceição terá missas, procissão e solenidade de encerramento com o arcebispo Dom Paulo Jakson. A governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause vão participar de missa às 6h

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 07/12/2023 às 18:56 | Atualizado em 07/12/2023 às 18:59
Notícia
X

Por volta das 15h desta sexta-feira (8), a imagem de Nossa Senhora da Conceição deixa o estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, com destino ao Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade. Decorado com flores brancas, o andor é acompanhado por centenas de fiéis, que seguem em procissão até a Praça da Conceição.

A caminhada é uma das celebrações de encerramento da Festa do Morro, que começou no dia 16 de novembro e se encerra oficialmente hoje, no dia dedicado à santa (8 de dezembro). A 119ª edição da Festa do Morro tem como tema "Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus", em referência ao Ano Vocacional instituído pelo Papa Francisco.

Alex Oliveira/JC Imagem
Em sua 119ª edição, a Festa do Morro recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco - Alex Oliveira/JC Imagem

A concentração para a saída da procissão acontece às 14h30, no estacionamento da Prefeitura do Recife. Acompanhados por um trio elétrico tocando músicas de louvor e orações, os fiéis seguem o percurso pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte Miguel Arraes e Estrada do Morro da Conceição, até chegar à Praça da Conceição. A expectativa dos organizadores é que 200 mil pessoas participem da procissão. 

PRIMEIRA VEZ DO NOVO ARCEBISPO NO MORRO 

No local, acontece a Solene Celebração de Encerramento da 119ª Festa do Morro da Conceição. O arcebispo da Diocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, será o presidente da cerimônia, com previsão de começar às 19h. Esta será a primeira vez que o religios, empossado em agosto deste ano, participa da festa como arcebispo.     

Embora Nossa Senhora da Conceição seja uma 'padroeira afetiva" do Recife, uma vez que a padroeira oficial é Nossa Senhora do Carmo, a Festa do Morro é a maior celebração católica de Pernambuco. São 13 dias de festas e uma expectativa de 1,7 milhão de pessoas subindo morro para visitar o santuário. 

A programação religiosa do último dia oficial da festa também terá as tradicionais Santas Missas de hora em hora, que serão celebradas de forma alternada. No palco, início é à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h. Já dentro do santuário, à 1h, seguidas das 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.

GOVERNADORA E VICE MARCAM PRESENÇA 

A governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, participam, nesta sexta-feira (8), da programação em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Às 6h, a gestora acompanha a missa que será realizada no Santuário do Morro da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. 

MORRO INTERDITADO PARA VEÍCULOS 

Para os fiéis que vão de carro para a Festa do Morro da Conceição, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) informa que, a partir desta quinta-feira (7), o Morro estará interditado para o tráfego de veículos, sendo permitido apenas o acesso aos moradores com a devida comprovação.

Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão interditados e os bloqueios só serão desfeitos à 1h do sábado (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área. Para orientar e dar apoio à população, a CTTU terá um total de 80 agentes de trânsito, podendo variar de acordo com a necessidade.

A CTTU recomenda que as pessoas utilizem transporte coletivo: transporte por táxi e/ou aplicativo para chegar ao evento e que cheguem cedo ao local, uma vez que o número de fiéis esperado é alto e haverá restrição de estacionamento em via pública. Os condutores também devem ficar atentos à sinalização que proíbe estacionamento e principalmente respeitar a travessia de pedestres para evitar sinistros de trânsito.

PATRIMÔNIO, ÀS VÉSPERAS DOS 120 ANOS

Este ano, a homenagem a Nossa Senhora da Conceição foi especial porque a Festa do Morro recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O processo de reconhecimento teve início em 2017 com a proposta do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB). A entrega foi feira no dia 1º, durante sessão ordinária do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), no auditório do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).

O título reconhece a grandiosidade da festa, valoriza a fé popular, fortalece a memória social, preserva a identidade religiosa e consolidada a cultura da comunidade do Morro da Conceição e dos fiéis da Imaculada.  

Tags

Autor