RECONHECIMENTO

Cardeal Dom Tolentino recebe título de Doutor Honoris Causa da Unicap

Solenidade será realizada na próxima quinta-feira (25), às 16h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 19/01/2024 às 22:51
Notícia
X

O Cardeal Dom José Tolentino de Mendonça receberá o título de Doutor Honoris Causa, que será concedido pela Universidade Católica de Pernambuco. A solenidade para a entrega da honraria acontecerá na próxima quinta-feira (25), às 16h, no auditório G2 da Unicap. À noite, às 19h30, Dom Tolentino presidirá a Eucaristia na Igreja do convento São Francisco de Olinda.

Professor visitante da Universidade Católica de Pernambuco desde 2009, Dom Tolentino também é poeta, ensaísta, filósofo e teólogo português com diversos livros publicados. “Dom Tolentino é um amigo de fé, um poeta de Deus, um homem apaixonado pela Igreja. Desde o nosso primeiro encontro em Lisboa, em 2009, ficamos grandes amigos. Ganhei um de seus livros, que devorei na viagem e nunca mais deixei de ler os seus textos”, destacou Padre Pedro Rubens, reitor da Unicap.

O Cardeal português - foi nomeado pelo Papa Francisco em setembro de 2019 - também ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana, um cargo equivalente ao de ministro, já que o Vaticano é um Estado independente. Antes da nomeação, quando ainda era arcebispo, Dom Tolentino foi diretor da Biblioteca Apostólica Vaticana e Arquivista.

Premiação em Portugal

Em dezembro de 2023, Dom José Tolentino de Mendonça venceu a edição 2023 do tradicional Prêmio Pessoa, uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país.

A premiação é a mais importante atribuída em Portugal na área da cultura e inspira-se no renomado poeta português Fernando Pessoa. O homenageado pelo Prêmio Pessoa não pode ser concedido a título póstumo.

Biografia de Dom Tolentino

Dom José Tolentino de Mendonça nasceu no município de Machico, localizado no Ilha da Madeira. O também exegeta foi ordenado padre em 1990 e realizou seu doutorado em Teologia Bíblica. Ganhador de mais de dez prêmios por sua obra literária, o Cardeal português foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República de Portugal, em 2015.

Além de professor, Dom Tolentino foi vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa até a sua nomeação episcopal em junho de 2018 e, na mesma universidade, atuou como diretor da Faculdade de Teologia.

Livros publicados por Dom Tolentino no Brasil:

  • Elogio da sede - (Ed. Paulinas) 2018
  • A Construção de Jesus: a dinâmica Narrativa de Lucas – (Ed. Paulinas & Unicap) 2018
  • Libertar o tempo. Para uma arte espiritual do presente – (Ed. Paulinas) 2017
  • Um Deus que dança: itinerários para a oração (Ed. Paulinas) 2016
  • A mística do instante: O tempo e a promessa (Ed. Paulinas) 2016
  • A Leitura Infinita: Bíblia e Interpretação (Ed. Paulinas & Unicap) 2015
  • Nenhum Caminho será longo (Ed. Paulinas) 2013
  • Pai nosso que estás na terra. O Pai-nosso aberto a crentes e não crentes (Ed. Paulinas) 2013
  • O tesouro escondido: Para uma busca interior - (Ed. Paulinas) 2012

Tags

Autor