CARNAVAL 2024

Prefeitura do Recife anuncia esquemas de saúde, limpeza, acessibilidade e outros para o Carnaval 2024

Operação será coordenada pelo Centro de Operações do Recife (COP)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 30/01/2024 às 16:24
Notícia
X

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (30), como será a atuação de mais de 20 secretarias e órgãos municipais que vão participar do Carnaval 2024.

Toda a operação será coordenado pelo Centro de Operações do Recife (COP), que usará ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos para verificação em tempo real da festa.

Veja detalhes sobre o esquema de saúde, limpeza, acessibilidade, segurança e outros:

SAÚDE

Ao longo de toda folia, a população do Recife vai contar com oito unidades de saúde para atendimentos de urgência 24h de diversas especialidades. São elas: clínica médica; parto/maternidade; odontologia; pediatria; traumato-ortopedia; pequenas urgências; violência contra mulher. A lista completa dos locais pode ser conferida aqui: https://bit.ly/UnidadesHospitalaresCarnaval2024.

O Samu terá 41 ambulâncias em atuação, cinco a mais que em 2023, 50 motolâncias, 10 a mais que em 2023, e novo Posto Médico Avançado (PMA), totalizando dois à disposição dos foliões, de quinta-feira a terça-feira (13). As unidades serão montadas em frente ao Cais do Sertão e ao lado da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, e vão funcionar a partir das 19h.

A partir da quinta-feira (8) e até o fim dos festejos, 50 socorristas farão rondas ostensivas de motocicleta, circulando pela cidade. Nos polos descentralizados, serão disponibilizadas cinco ambulâncias de suporte básico, 01 para cada RPA que terão polos de animação descentralizados. A população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

VIGILÂNCIA CONTRA ISTs

A Sesau vai distribuir 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, além de 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os foliões também poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em dois pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h. O resultado sai em cerca de meia hora. Nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.

COVID-19

Haverá dois postos de testagem para covid-19 funcionando todos os dias da folia: no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h, e na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os atendimentos serão realizados por demanda espontânea para grupos prioritários, os demais devem fazer o agendamento por meio do Conecta Recife, aplicativo ou site (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar), na aba Vamos Testar.

REDUÇÃO DE DANOS

Entre os dias 8 e 14 de fevereiro, serão feitas abordagens por agentes redutores de danos e encenações de arte-educadores, com o objetivo de conscientizar os foliões. Os profissionais irão estimular a adoção de medidas preventivas e de cuidados para a promoção à saúde e segurança, além de realizar a entrega de insumos. Serão, ao todo, 210 agentes distribuídos em diversos locais de atuação espalhados pela capital pernambucana, totalizando 50 servidores a mais que no ano passado.

Desde o primeiro dia de Carnaval, serão disponibilizados aos foliões: materiais informativos, pulseiras de identificação para crianças, 50 mil garrafas plásticas em substituição às de vidro, 10 mil copos d’água, 300 mil preservativos masculinos, 20 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante. Além dos polos oficiais, os itens poderão ser encontrados no Baile Municipal, em agremiações carnavalescas a partir da sexta-feira e no desfile do Galo da Madrugada.

ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS

Pelo segundo ano, a Casa do Pequeno Folião irá acolher, durante os dias de folia, os filhos de catadores e ambulantes que estiverem trabalhando no Carnaval do Recife. O espaço funcionará na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar e garantirá acolhimento temporário para as crianças com idades entre 0 e 6 anos, desde a abertura do Carnaval (8) até a Quarta Feira de Cinzas (14). Além da dormida, os filhos dos trabalhadores farão todas as refeições no local e participarão de atividades lúdico-pedagógicas e de lazer.

ESPAÇOS DE PROTEÇÃO

Para ofertar atenção e proteção às crianças e adolescentes com idades entre 6 e 13 anos, que estejam em situação vulnerabilidade ou trabalho infantil durante o Carnaval, a Prefeitura do Recife monta Espaços de Proteção coordenados por profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Nos arredores dos polos de Carnaval do Recife, os profissionais vão atuar para identificar situações de violação de direitos e encaminhar as crianças e adolescentes para esses espaços.

Na Creche Nossa Senhora do Pilar, haverá um espaço de proteção que funcionará a partir da quinta-feira (8), em horário integral, até a quarta-feira (14). No sábado (10), durante o Galo da Madrugada, haverá um espaço montado no bairro de Santo Antônio, das 7h às 19h. O Polo do Ibura também contará com um espaço de proteção, que será montado a partir da sexta (9) até a terça-feira (13), das 18h à 1h.

SEGURANÇA

O municipio contará com 145 câmeras para fazer o videomonitoramento nos principais pontos de concentração de foliões, 57 a mais do que no ano passado. Já a Guarda Civil Municipal terá três postos de comando no Bairro do Recife. Serão utilizadas 30 viaturas, um ônibus de monitoramento, oito motos e duas vans na operação. Cerca de 140 profissionais estarão trabalhando durante o Galo da Madrugada, e o número total de agentes da GCMR atuando durante todo o carnaval será de 4.200.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Secretaria da Mulher do Recife terá um stand na Praça do Arsenal, da quarta (7) até a terça-feira (13), funcionando das 16h à 02h. No local, a equipe multidisciplinar (com psicóloga, advogada e assistente social) do Centro de Referência Clarice Lispector vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos. O serviço telefônico gratuito do Centro Clarice Lispector para orientação (Whatsapp 81.99488-6138) vai funcionar 24h.

LIMPEZA

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai mobilizar 2,5 mil pessoas nas ações de limpeza e manutenção da folia. Terá, também, 10 caminhões-pipa, 18 compactadores de lixo e 5 ecobikes para a execução das intervenções de coleta, limpeza e destinação correta dos resíduos gerados durante a festa.

Os foliões também poderão fazer a sua parte realizando o descarte correto de lixo reciclável: serão 70 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nos polos de festividades da cidade. Equipamentos e espaços públicos serão protegidos com 15 mil m2 de tapumes e haverá reforço na iluminação nos pontos de folia.

POLÍTICA URBANA E LICENCIAMENTO

Ao todo, serão 454 comerciantes licenciados e autorizados a operar no Bairro do Recife. A Secretaria Executiva de Comércio Popular (SecPop) fica com o ordenamento no entorno dos polos descentralizados. Ao todo, durante o período de Carnaval, 900 servidores trabalharão no ordenamento urbano. Serão 400 apenas no dia do desfile do Galo da Madrugada. A operação contará com três caminhões caçamba, um caminhão munck (guindaste) e sete caminhonetes.

Foi fornecida licença para 1,2 mil blocos, troças e camarotes do Recife, que forneceram dados como percurso, dia e hora, quantidade estimada de integrantes e estimativa de público para facilitar o planejamento de todos os demais órgãos do poder público.

RECENTRO

Na Central do Carnaval terá o Ponto Recentro, espaço com identidade visual criada por artistas do Centro do Recife. No local, os foliões poderão participar de um Karaokê do Ponto soltando a voz com músicas dos homenageados do Carnaval, Lia de Itamaracá e Chico Science. Os participantes da brincadeira ganharão bandanas exclusivas com arte criada por grafiteiros do Recife.

Para embelezar e colocar identidade visual nos tapumes que protegerão o patrimônio histórico da rua do Bom Jesus, o Recentro fez parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, para que os artistas do projeto “Colorindo o Recife” imprimam sua arte com cenas da cultura local. Já na realização da Blitz do Carnaval, o Programa colocará orquestras de frevo nas ruas do corredor do comércio do centro nos dias 26 e 27 de janeiro e 2 e 3 fevereiro.

Tags

Autor