CARNAVAL 2024

Carnaval 2024: Virgens do Bairro Novo desfilam pelas ruas de Olinda neste domingo e levam mensagem contra racismo e misoginia

As virgens saíram da Praça 12 de março, e seguiram pela Avenida Getúlio Vargas até a beira-mar de Olinda, em um percurso de cerca de quatro quilômetros

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 04/02/2024 às 16:52 | Atualizado em 04/02/2024 às 16:59
Notícia
X

As Virgens do Bairro Novo desfilam pelas ruas de Olinda, neste domingo (4). Com homenagem ao cantor Chico Science, um dos principais idealizadores do movimento manguebeat na década de 1990, o tracional bloco carnavalesco também promove uma campanha contra o racismo e a misoginia, distribuindo panfletos e leques em alusão à temática.

As virgens saíram da Praça 12 de março, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas até a beira-mar de Olinda, em um percurso de quase quatro quilômetros. A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, montou um esquema especial de trânsito com sete bloqueios móveis e 12 fixos ao longo do trajeto.

Estes pontos foram ativados às 7h e vão até às 21h. O monitoramento está sendo feito por drones e motocicletas que acompanham o cortejo. Os bloqueios móveis têm como pontos de referência as seguintes vias: Rua Cândido Pessoa, Rua de São Francisco e Av. Ministro Marcos Freire.

Durante o desfile, nove trio elétricos foram escalados para agitar as Virgens do Bairro Novo. A animação ficou por conta das bandas Asas da América, Som da Terra, Planeta Capital, Renatto Pires, Capital Do Frevo, Júnior Maranhão, Pikap Turbinada, Banda Canibal e Emannuelle.

Um dos diretores do bloco, Heuber Pessoa de Melo, se emocionou ao falar sobre a importância das Virgens de Bairro Novo para o Carnaval. “É muita irreverência, liberdade e tranquilidade, que era isso que nós queríamos. Nós sentimos aqui a sensação de dever cumprido e com muita paz, porque é muito trabalho colocar um bloco na rua”, afirmou Heuber em entrevista à TV Jornal.

CAFÉ DA MANHÃ E CONCURSO

Outra tradição no desfile das Virgens de Bairro Novo é o café da manhã oferecido pela organização do bloco há 30 anos. Os participantes se reuniram para a primeira refeição do dia, com um cardápio repleto de comidas regionais, e foram recepecionados ao som da Orquestra do Maestro do Maestro Carlos Rodrigues.

Em seguida, foi realizado o julgamento dos inscritos no concurso de fantasias, divididos em seis categorias: Luxo, Originalidade, Mais Tímida, Mais Sapeca, Mais Mal-Amanhada e Destaque. Neste ano, foram 80 virgens inscritas na competição. O primeiro lugar ganhou um troféu e o valor de R$ 500, e o segundo lugar também ganhou um troféu.

O artista plástico Severino Martins, foi um dos ganhadores do concurso. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria Luxo com a fantasia “A Dama do Fogo”. “Desfilo há 48 anos e tenho 45 troféus. Essa é uma brincadeira que já faz parte da minha vida e este ano a fantasia representa a ‘quentura’. Se está quente, tive que vir mais quente ainda”, brincou o campeão, em entrevista à TV Jornal.

HISTÓRIA DAS VIRGENS

Segundo a organização do evento, as Virgens do Bairro Novo levam irreverência e alegria há 71 anos. O bloco surgiu em 1953, quando um grupo de rapazes da sociedade olindense resolveu promover, durante o período de Carnaval, um jogo de futebol à fantasia.

Na época, as fantasias eram confeccionadas em papel crepon pelos próprios participantes e o jogo tinha como público os familiares e amigos. O primeiro ano de realização do evento foi na Praia do Farol,sendo transferido posteriormente para a Praia de Bairro Novo.
Foi no segundo ano que as “virgens” começaram a surgir. Os participantes contam que tiveram ajudas de suas mães, irmãs e namoradas, que além de ajudar na confecção das fantasias, passaram a emprestar suas roupas também. A brincadeira foi ganhando força e passou a integrar o calendário de Carnaval da cidade, arrastando milhares de foliões que não poupam a criatividade para desfilar no bloco.

Tags

Autor