Carnaval 2024: Virgens do Bairro Novo desfilam pelas ruas de Olinda neste domingo e levam mensagem contra racismo e misoginia
As virgens saíram da Praça 12 de março, e seguiram pela Avenida Getúlio Vargas até a beira-mar de Olinda, em um percurso de cerca de quatro quilômetros
As Virgens do Bairro Novo desfilam pelas ruas de Olinda, neste domingo (4). Com homenagem ao cantor Chico Science, um dos principais idealizadores do movimento manguebeat na década de 1990, o tracional bloco carnavalesco também promove uma campanha contra o racismo e a misoginia, distribuindo panfletos e leques em alusão à temática.
As virgens saíram da Praça 12 de março, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas até a beira-mar de Olinda, em um percurso de quase quatro quilômetros. A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, montou um esquema especial de trânsito com sete bloqueios móveis e 12 fixos ao longo do trajeto.
Estes pontos foram ativados às 7h e vão até às 21h. O monitoramento está sendo feito por drones e motocicletas que acompanham o cortejo. Os bloqueios móveis têm como pontos de referência as seguintes vias: Rua Cândido Pessoa, Rua de São Francisco e Av. Ministro Marcos Freire.
Durante o desfile, nove trio elétricos foram escalados para agitar as Virgens do Bairro Novo. A animação ficou por conta das bandas Asas da América, Som da Terra, Planeta Capital, Renatto Pires, Capital Do Frevo, Júnior Maranhão, Pikap Turbinada, Banda Canibal e Emannuelle.
Um dos diretores do bloco, Heuber Pessoa de Melo, se emocionou ao falar sobre a importância das Virgens de Bairro Novo para o Carnaval. “É muita irreverência, liberdade e tranquilidade, que era isso que nós queríamos. Nós sentimos aqui a sensação de dever cumprido e com muita paz, porque é muito trabalho colocar um bloco na rua”, afirmou Heuber em entrevista à TV Jornal.
CAFÉ DA MANHÃ E CONCURSO
Outra tradição no desfile das Virgens de Bairro Novo é o café da manhã oferecido pela organização do bloco há 30 anos. Os participantes se reuniram para a primeira refeição do dia, com um cardápio repleto de comidas regionais, e foram recepecionados ao som da Orquestra do Maestro do Maestro Carlos Rodrigues.
Em seguida, foi realizado o julgamento dos inscritos no concurso de fantasias, divididos em seis categorias: Luxo, Originalidade, Mais Tímida, Mais Sapeca, Mais Mal-Amanhada e Destaque. Neste ano, foram 80 virgens inscritas na competição. O primeiro lugar ganhou um troféu e o valor de R$ 500, e o segundo lugar também ganhou um troféu.
O artista plástico Severino Martins, foi um dos ganhadores do concurso. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria Luxo com a fantasia “A Dama do Fogo”. “Desfilo há 48 anos e tenho 45 troféus. Essa é uma brincadeira que já faz parte da minha vida e este ano a fantasia representa a ‘quentura’. Se está quente, tive que vir mais quente ainda”, brincou o campeão, em entrevista à TV Jornal.
HISTÓRIA DAS VIRGENS
Segundo a organização do evento, as Virgens do Bairro Novo levam irreverência e alegria há 71 anos. O bloco surgiu em 1953, quando um grupo de rapazes da sociedade olindense resolveu promover, durante o período de Carnaval, um jogo de futebol à fantasia.
Na época, as fantasias eram confeccionadas em papel crepon pelos próprios participantes e o jogo tinha como público os familiares e amigos. O primeiro ano de realização do evento foi na Praia do Farol,sendo transferido posteriormente para a Praia de Bairro Novo.
Foi no segundo ano que as “virgens” começaram a surgir. Os participantes contam que tiveram ajudas de suas mães, irmãs e namoradas, que além de ajudar na confecção das fantasias, passaram a emprestar suas roupas também. A brincadeira foi ganhando força e passou a integrar o calendário de Carnaval da cidade, arrastando milhares de foliões que não poupam a criatividade para desfilar no bloco.