VOOS

Aeroporto de Caruaru será ampliado e ganhará voos para São Paulo, Rio e Brasília

Investimentos no terminal de passageiros foram anunciados nesta sexta-feira (1º)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 01/03/2024 às 12:38 | Atualizado em 01/03/2024 às 15:49
Notícia
X

O Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, passará a ter voos diretos para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A ampliação da malha aérea está inclusa em um pacote de investimentos de R$ 140 milhões anunciado pelo governo federal para o terminal de passageiros em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Caruaru.

A assinatura da ordem de serviço para requalificação do aeroporto aconteceu nesta sexta-feira (1º), em evento que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB).

O aeroporto ganhará um novo terminal com 6 mil m², além de ter uma ampliação da pista de pouso e decolagem, passando de 1.800 para 2.250 metros, implementação de novas pistas de taxiamento de aeronaves e a construção de um novo pátio de aeronaves. A rede de iluminação, o espaço de acomodação, estacionamento e o terminal de cargas pesadas também devem receber melhorias.

Segundo o ministro, a expectativa é de que até o mês de junho a licitação já esteja pronta para que as obras possam ser iniciadas. Já a governadora prometeu entregar o novo aeroporto até o primeiro semestre de 2026.

Em seu discurso, o ministro ressaltou a importância do aeroporto para os municípios do Agreste. "Estava mais do que na hora de fazer [a ampliação do] aeroporto. Fui a Mossoró e Campina Grande e vi aeroportos prontos e estruturados para receber a população. Não tinha sentido um aeroporto como o de Caruaru, fundamental para o desenvolvimento, não ter um aeroporto pronto para atender à população", disse Costa Filho.

A governadora endossou o discurso agradeceu os recursos federais. "Quando fui candidata a governadora de Pernambuco com Priscila, a gente colocou no nosso plano de governo o fortalecimento do aeroporto da nossa cidade. Quem é daqui sabe muito bem a agonia que passa para pegar um voo, e esse povo viaja muito", afirmou Raquel.

Para o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, esse é um feito histórico no município. “É um momento muito importante para Caruaru. Esses investimentos vão ajudar a impulsionar ainda mais a nossa economia, ligando o município a grandes capitais do país, trazendo mais turistas para a nossa cidade, sobretudo, para o nosso São João, que é o maior do mundo”, pontuou.

Miva Filho/Secom
Ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (1º) entre a governadora Raquel Lyra e o ministro Silvio Costa Filho - Miva Filho/Secom
Miva Filho/Secom
Ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (1º) entre a governadora Raquel Lyra e o ministro Silvio Costa Filho - Miva Filho/Secom
Miva Filho/Secom
Ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (1º) entre a governadora Raquel Lyra e o ministro Silvio Costa Filho - Miva Filho/Secom

AUMENTO DE VOOS

Ainda durante a solenidade, foi anunciado o aumento da frequência de voos diários da Azul nas operações entre Recife e Caruaru. A partir de 10 de junho, a população que for aproveitar uma das maiores festas de São João do mundo terá à disposição dois voos diários de Recife para Caruaru, com partidas às 8h e às 16h05. Já o retorno de Caruaru para Recife poderá ser feito, também diariamente, às 9h10 ou às 17h15.

O trajeto entre as duas cidades pernambucanas dura cerca de 35 minutos, ampliando o número de assentos de 9 para 70 por voo.

"Com esse mega aeroporto, deixo também meu com compromisso que, assim que essa obra estiver concluída, a Azul passa a operar com voos de Caruaru direto para São Paulo", afirmou Fábio Campos, Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas.

Tags

Autor