Recife recebe Esquadrilha da Fumaça e Salto Livre do Exército neste domingo (10)
Programação dos 478 anos da capital terá demonstração de salto livre na Praia de Boa Viagem, às 10h, e Esquadrilha da Fumaça no Marco Zero, às 16h
O Recife completa 587 anos neste dia 12 de março, uma terça-feira, e a programação de celebração está ocorrendo já neste final de semana. Neste domingo (10), às 11h e às 17h, bandas marciais e sinfônicas de fuzileiros navais se apresentam no Marco Zero, no Recife Antigo.
Já às 16h, a Praça também recebe manobras da Esquadrilha da Fumaça. Ainda no domingo, a partir das 10h, a Praia de Boa Viagem assistirá a uma demonstração de salto livre do Exército. As atividades das Forças Armadas estão sendo programadas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer.
Bandas
Às 11h, o público poderá conferir a Banda Marcial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN). Já às 17h, é a vez da Fuzishow, Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. As apresentações serão marcadas por uma mistura de músicas populares e eruditas.
Esquadrão da Fumaça
As manobras da Esquadrilha da Fumaça, às 16h, ocorrem com os aviões Embraer A-29 Super Tucano. A demonstração tem duração aproximada de 35 minutos e conta, geralmente, com cerca de 50 acrobacias, seja de maneira isolada com apenas um A-29 ou com 2 até 7 equipamentos voando em formação. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.
Os aviões que promovem o espetáculo são os mesmos que fazem a defesa das fronteiras Norte e Noroeste do País. "A apresentação existe para divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira, para atrair o profissional que tenha interesse em ingressar na aviação, além de promover a integração entre o público civil e militar", diz o Tenente-Coronel Eduardo Maia Arantes, Chefe da Assessoria de Apoio Jurídico do Segundo Comando Aéreo Regional.
Salto livre em Boa Viagem
A partir das 10h, a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, vai assistir a uma demonstração de salto livre realizada pela equipe de salto livre do Exército, chamada de "Os Cometas".
"Ao longo da apresentação, os paraquedistas realizam uma série de manobras no ar, inclusive, saltando com bandeiras, entre elas a bandeira de Pernambuco e da Cidade do Recife, de forma a homenagear o povo pernambucano e o recifense haja vista a importância do evento", diz o coronel Antoine Cruz, Oficial de Ligação do Comando Militar do Nordeste com a Brigada Paraquedista.
Exposição militar
Encerrando a programação de atividades das Forças Armadas, no dia 16 de março será montada uma Exposição do Exército no Parque da Macaxeira, na Zona Norte. O público terá acesso a uma variedade de equipamentos de emprego militar, com viaturas e motocicletas, assim como outras tecnologias utilizadas pelo Exército.
A programação desse último dia segue com a apresentação da Banda do Comando Militar do Nordeste, uma demonstração dos Cães de Guerra do 4º Batalhão de Polícia do Exército, e atividades recreativas para o público infantil.
Programação cultural
Também existe uma grade cultural para o aniversário. O ápice da celebração, na terça-feira (12), contará com a inauguração de uma estátua do poeta Miró da Muribeca na Avenida Rio Branco, às 17h, integrando o Circuito da Poesia. O evento contará com a performance "O Miró que Vive em Mim", com Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.
No mesmo dia, às 19h, o Teatro de Santa Isabel recebe uma sessão gratuita do espetáculo "Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro", celebrando o ícone do movimento manguebeat. O projeto é da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.
Já no Teatro do Parque, também às 19h, o aniversário terá exibição gratuita do filme "Manguebit", documentário roteirizado e dirigido por Jura Capela.