LUTO

Chef de cozinha Rivandro França é sepultado sob homenagens no Recife

Corpo de Rivandro foi encontrado nesse sábado (23) na casa onde morava em Paulista, no Grande Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/03/2024 às 17:36 | Atualizado em 24/03/2024 às 17:40
Notícia
X

Em colaboração com Juliana Oliveira, da TV Jornal

O corpo do chef de cozinha Rivandro França foi sepultado na tarde desse domingo (24) no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. Aos 45 anos, ele foi encontrado morto nesse sábado (23) na sala da casa onde morava no município de Paulista, no Grande Recife.

O pai, a mãe, a esposa, amigos, telespectadores e admiradores do chef, além de funcionários e diretores do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), foram prestar as últimas homenagens a ele, que apresentou o programa Sabor da Gente, da TV Jornal, de 2020 até 2023.

Na cerimônia, foram lembrados o carisma e a humildade como marcas de Rivandro, que deixou a esposa e dois filhos, uma menina e um menino.

CÍRIO GOMES/JC IMAGEM
Sepultamento aconteceu no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife - CÍRIO GOMES/JC IMAGEM
CÍRIO GOMES/JC IMAGEM
Sepultamento aconteceu no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife - CÍRIO GOMES/JC IMAGEM
CÍRIO GOMES/JC IMAGEM
Sepultamento aconteceu no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife - CÍRIO GOMES/JC IMAGEM

Irmão mais novo da família de quatro filhos, Rivandro começou a vida decorando festas para ajudar nas despesas da casa. Antes de se tornar um comunicador, ele trabalhou como marceneiro, ajudante de pedreiro e auxiliar de enfermagem. Também serviu ao Exército, como sargento. Nesse período, descobriu a paixão pela culinária, em especial a nordestina.

O irmão mais velho, o auxiliar administrativo Carlos de França, que encontrou o corpo de Rivandro junto à esposa do chef, demonstrou o orgulho que possui dele. "Todo mundo vai só sentir saudade e ter boas lembranças dele. Em momento algum deixou alguma mágoa. Vamos guardar esse bons momentos que vivemos, tanto no trabalho, quanto em casa", disse.

A amiga e também chef de cozinha do chef, Janaína Botelho, afirmou que o chefe é "merecedor de todas as estrelas. "É um gênio da gastronomia, criador, alegre e muito extrovertido, conquistando as pessoas com seus gestos, sorrisos e brincadeiras, trazendo para cada um o doce e o paladar da criatividade da cozinha."

A causa do falecimento de Rivandro ainda não está esclarecida. Sabe-se somente que o corpo não tinha sinais de violência, tampouco a casa de arrombamento. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) apontou a morte como causa indeterminada com prazo de até 30 dias para conclusão. 

HOMENAGENS

As redes sociais foram tomadas por homenagens, com palavras saudosas e de carinho pelo chef. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), publicou uma nota de pesar onde enalteceu o trabalho de Rivandro, além de postar um vídeo do dia que esteve no estúdio com ele.

"É com profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento do chef Rivandro França. Com sua paixão pela gastronomia local e seu talento para a comunicação, Rivandro deixou sua marca na culinária do nosso Estado e também nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Minhas sinceras condolências a sua esposa, filhos, demais familiares e amigos neste momento de dor e saudade. Que Deus conforte seus corações e que o legado de Rivandro perdure como inspiração para todos", escreveu o gestor.

Os veículos de comunicação do Sistema Jornal do Commercio (SJCC) publicaram o luto e postaram os momentos felizes de Rivandro no trabalho.

"É com muito pesar que nos despedimos do chef de cozinha, empresário e comunicador Rivandro França que, com seu talento, brilhou na tela da TV Jornal e, nos últimos meses, animava as manhãs de sábado da Rádio Jornal com a Feira da Super Manhã. Inventivo, simples e cativante, o Chef Rivandro conquistou o público. Rivandro partiu cedo, mas o seu legado ficará para as novas gerações da gastronomia pernambucana e nordestina. Aos familiares, toda a nossa solidariedade", afirmou o SJCC.

Apresentadores também deram o último adeus ao chef lembrando dos vários momentos de brincadeiras, alegria e sorrisos estampados no rosto do cozinheiro.

A apresentadora da TV e Rádio Jornal Anne Barreto postou o dia de um encontro com Rivandro no estúdio, onde ele recitou os versos que criou sobre o programa Consultório do Rádio Livre. "O chef Rivandro era muito talentoso. E uma pessoa do bem. Ainda não acredito que o senhor não tá mais entre nós fisicamente, chef. Mas no coração sempre estará vivo. Deus está contigo, chef. Descansa em paz", disse a jornalista.

Amanda Neves, a "Maga", com quem Rivandro dividiu o estúdio até o ano passado, prestou homenagem também com poesia. "Desde que entrei na TV foi um prazer dividir o estúdio e a vida com você. Tua lembrança pra mim é o maior tesouro. Não tem como não te rever num chapéu de couro. No coração de muita gente você faz tanta falta. Rezo pra que você tenha encontrado a paz que tanto procurava", disse.

Tags

Autor