SEMANA SANTA

Semana Santa: Igreja Anglicana divulga dias e horários das celebrações no Recife

Após a Páscoa, pela tradição do calendário litúrgico, a Igreja viverá o tempo de preparação para o Pentecostes, quando segundo a Bíblia, o Espírito Santo desceu entre os apóstolos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 27/03/2024 às 16:37
Notícia
X

A Província da Igreja Anglicana no Brasil, Diocese do Recife, divulga as solenidades da Semana Santa e da Páscoa para 2024.

A programação começou no último domingo (24/3), com o Culto de Domingo de Ramos, quando os fiéis relembraram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Na terça-feira (26/3), às 20h, ocorreu a Renovação dos votos do clérigo e unção dos óleos, na Paróquia Anglicana do Espírito Santo, na Lagoa do Araçá.

Confira a programação completa:

Cerimônia da Instituição da Ceia e Lava Pés - (Quinta-Feira Santa)

Data: 28 de março de 2023

Hora: 20h às 21:30h

Local: Igreja Anglicana Zona Norte 

A Instituição da Santa Ceia é a celebração do momento em que Jesus se apresentou como o Cordeiro Pascal. É o início da celebração do sacramento da Eucaristia, sendo a transição da Ceia Judaica (da antiga aliança para a nova aliança, que é a Eucaristia).

Na ocasião, também haverá a cerimônia dos “Lava-pés”, simbolizando o chamado ao serviço e o amor ao próximo, ponto alto dos evangelhos.

No final da solenidade, uma pessoa da comunidade será chamada para representar os paroquianos no “Lava-pés”. 

Vigília das 7 Palavras da Cruz (Sexta-Feira Santa)

Data: 29 de março de 2023

Hora: 18h às 20h

Local: Igreja Anglicana Zona Norte

A chamada “Vigília das 7 Palavras da Cruz”, pressupõe reflexões baseadas nas últimas palavras de Cristo na Cruz, que retratam a entrega de Jesus e consumação do plano de Salvação. A “Vigília” é o ato mais emocionante da celebração da Semana Santa na Igreja Anglicana, intercalando as mensagens de Cristo na Cruz com louvores e dança.

Celebrações da Páscoa

No Domingo (31), encerrando as solenidades, o Culto da Ressurreição (6h), o Culto de Páscoa (10h) e Auto de Páscoa (18:30h) - O ponto alto da celebração da Páscoa, será a encenação do Auto de Páscoa com o tema: “Foi na Cruz”, que reunirá 220 paroquianos, 30 atores amadores e 40 pessoas de apoio e logísticas. O espetáculo terá 1h30min de duração. O Auto de Páscoa encenará a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Após a Páscoa, pela tradição do calendário litúrgico, a Igreja viverá o tempo de preparação para o Pentecostes, quando segundo a Bíblia, o Espírito Santo desceu entre os apóstolos. O Dia de Pentecostes cairá após 50 dias do domingo de páscoa.

Diocese do Recife: 25 paróquias, 3 Bispos, 31 presbíteros (as), 5 diáconos (as), 17 ministros (as) locais, 11 postulantes às sagradas ordens. Todos as paróquias terão as celebrações da “Instituição da Eucaristia”, na quinta-feira santa, e a “Celebração da Páscoa, no domingo.

Serviço:

Igreja Anglicana

Rua Alfredo de Medeiros, 60, Espinheiro

Tags

Autor