Mais de 25 mil mulheres já foram confirmadas no benefício Mães de Pernambuco
As mães tem até o dia 25 de abril para se inscrever no programa
Na segunda-feira (25), o governo de Pernambuco lançou o programa "Mães de Pernambuco" e nesta quinta-feira (28) o Estado informou que a política pública já conta com mais de 25 mil mulheres confirmadas. As beneficiárias que tiveram seus cadastros liberados representam 25,2% do total de 100 mil mães que a iniciativa irá atender.
O projeto contempla pernambucanas que vivem situação de vulnerabilidade social e têm filhos com até seis anos de idade com auxílio de R$ 300 por mês. No lançamento foi anunciado que 100 mil mulheres seriam contempladas com o beneficio.
Até agora, o Estado identificou mais de 82 mil pernambucanas que estão elegíveis e liberadas para ter acesso ao programa. Para conferir se está entre as selecionadas, a mulher deve acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, preencher com o Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento.
O prazo para confirmação do interesse em participar do programa vai até o dia 25 de abril.
"Estamos na fase das confirmações das beneficiadas, com mais de 80 mil mulheres elegíveis e mais de 25 mil já confirmadas para receber o auxílio mensal. Os recursos já estão garantidos e as mães começam a receber já no mês de maio", disse a governadora Raquel Lyra.
Confira o quantitativo de contempladas pelas regiões
Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social de Pernambuco, 25.289 mulheres já estão confirmadas no programa, alcançando 30.746 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.
Entre essas, 8.813 são do Agreste, 7.624 vivem no Sertão, 5.309 residem na Região Metropolitana do Recife e 4.169 na Zona da Mata. Jaboatão dos Guararapes lidera entre os municípios com mais mulheres atendidas (1.117), seguindo de Petrolina (952), no Sertão, e o Recife (654).
"O programa também significa a valorização dessas mulheres, fortalecendo o protagonismo delas e oferecendo esse benefício como os passos iniciais no caminho de um futuro mais próspero", avalia o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.
Como saber quem está apta a receber o benefício?
Para receber o auxílio é necessário morar em Pernambuco; ser beneficiária do Programa Bolsa Família; estar com os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados; ser responsável familiar; estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses); e não ter vínculo empregatício formal.
As dúvidas com relação ao programa podem ser esclarecidas por meio da Ouvidoria Social pelo telefone 0800.081.4421, pelo e-mail documentosmaes@sas.gov.pe.br ou pelo WhatsApp (81) 9.8494.1298.