CHUVAS

Apac emite alerta de chuva para o Grande Recife e Zona da Mata

A previsão do tempo indica que haverá chuva entre moderada e forte em todo o litoral pernambucano com pancadas de chuvas fortes

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 29/03/2024 às 20:57
Notícia
X

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu, na noite desta sexta-feira (29), um alerta laranja de estado de atenção para chuvas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata do Estado. Além disso, o Agreste entra em estado de observação. A previsão é válida para as próximas 24 horas.

A previsão do tempo indica que haverá chuva entre moderada e forte em todo o litoral pernambucano com pancadas de chuvas fortes (e localmente muito forte).

Segundo a Apac, desde quinta (28), o litoral pernambucano está sob aviso de observação devido às condições atmosféricas indicarem que a instabilidade associada ao fenômeno meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favoreceria a ocorrência de chuva na região.

"Durante esta sexta-feira, parte do sistema já favoreceu chuva (de forma isolada) na Mata Norte e continuará no período da noite e manhã de sábado com intensidade de moderada a forte. Na Região Metropolitana do Recife e Mata Sul, também estão previstas pancadas de chuva moderada a forte a partir da noite desta sexta-feira, quando o sistema atingir todo o litoral", afirma a Apac.

A agência também destaca que, como a ZCIT favorece a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, pode ocorrer raios, trovões e ventos fortes nessas regiões.

Defesa Civil

Após o alerta da Agência Pernambucana de Águas e Climas, a Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

A Defesa de Olinda também informou estar de prontidão para atender qualquer chamado. Os olindenses podem entrar em contato com o órgão pelos números 0800 081 0060 e (81) 9 9266-5307 (WhatsApp).

Tags

Autor