TREINAMENTO

Defesa Civil de Pernambuco realiza treinamento com simulação de desastre em preparação para período chuvoso

A ação de simulação de deslizamento de barreira será nesta sexta-feira (17), em Jardim Monte Verde, no município de Jaboatão dos Guararapes

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/05/2024 às 20:25
Notícia

Com a chegada do período chuvoso e com o objetivo de treinar o tempo de resposta das Forças de Segurança em catástrofes, a Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, realiza nesta sexta (17) a primeira simulação de desastres.

A ação será feita juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícia Militar (PMPE), Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes e Guarda Municipal e começará a partir das 6h, com uma simulação de deslizamento de barreira em Jardim Monte Verde, no município de Jaboatão dos Guararapes. O local escolhido foi um dos mais afetados nas chuvas do ano de 2022 com diversos óbitos.

Na simulação será estabelecido o plano tático para a atuação em desastre geológico/geotécnico, de acordo com o plano de contingência municipal e com as normas operacionais do CBMPE. Como também avaliar o pronto-emprego das forças de resposta e a execução do plano de acionamento integrado do Sistema Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil, além de verificar a eficiência do sistema de alerta antecipado e desocupação de comunidades de risco.

Para a simulação foram estabelecidos 23 pontos de riscos, 09 rotas de fugas, 01 abrigo e 05 vítimas. Além dos bloqueios temporários na Avenida Serra da Mantiqueira e na Rua Monte Guararapes. Ao todo serão 163 pessoas envolvidas, 55 veículos e aproximadamente e a população local também irão participar, cerca de 100 pessoas também serão ensinadas a como sair de casa no momento da emergência.

O CBMPE participará com 06 viaturas e 18 bombeiros, sendo 02 viaturas de comando, 02 ambulâncias, 02 viaturas de busca e salvamento, incluindo viatura com cães. Serão desenvolvidas ações como estruturação de posto de comando, simulando buscas realizadas por bombeiros e cães, por vítimas soterradas, atendimento as vítimas e transporte para serviço de saúde. O GTA estará com 01 aeronave para simular o resgate das vítimas e a Polícia Militar contará com 05 viaturas e 21 policiais envolvidos.

Na ocasião também haverá drones que irão transmitir ao vivo toda a simulação para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE) da SDS, onde terá uma equipe no local avaliando toda a situação. Além disso, haverá também um treinamento como se estivessem ocorrendo situações de forma simultânea em outros locais.

Tags

Autor