Projeto ‘Alepe Cuida’ oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania a moradores de Igarassu
A ação será realizada nos dias 3 e 4 de julho, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Rua Capitão Afonso Gonçalves, em frente à Câmara Municipal da cidade
Após oferecer serviços gratuitos de saúde e cidadania em diversas cidades da Região Metropolitana do Recife e interior do Estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chega em Igarassu com o projeto ‘Alepe Cuida”. A ação será realizada nos dias 3 e 4 de julho, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Rua Capitão Afonso Gonçalves, em frente à Câmara Municipal da cidade.
O ‘Alepe Cuida’ visa atender as demandas da população em áreas como saúde, orientação jurídica, empreendedorismo, autocuidado, bem-estar, prevenção, além de consultas e exames em várias especialidades médicas e odontológicas. Serão oferecidos mais de 2 mil atendimentos.
Alguns serviços precisam ser agendados previamente pelos fones (81) 3183-2424 e 3183-2026, disponibilizados pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe. Os agendamentos podem ser feitos nesta segunda-feira (01/07) e terça-feira (02/07), das 8h às 13h.
Serão oferecidas, por agendamento prévio, consultas médicas em ginecologia, urologia, mastologia, clínico geral, nutrição, odontologia, além de exames de mamografia e ultrassonografias (mama, endovaginal, abdômen total e tireóide).
Ordem de chegada
O ‘Alepe Cuida’ também oferece atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, mas são vagas limitadas e priorizam a ordem de chegada. Na área de saúde, a população de Igarassu terá um serviço a mais que será a instalação do ambulatório do pé diabético voltado para pacientes com complicações provocadas pelo diabetes. Os interessados também terão acessos a outros serviços gratuitos como limpeza de pele.
O programa ‘Alepe Cuida’ não se limita à oferta de atendimentos em saúde. Serviços como emissão gratuita da primeira carteira de identidade, orientação jurídica e de defesa do consumidor, entre outros, também serão oferecidos aos moradores da cidade.
No ‘Alepe Cuida’ em Igarassu será instalada a ‘Casa do Empreendedor e Empreendedora’ que terá atuação do Banco do Nordeste (BNB) e Sebrae. Os pequenos empresários da cidade terão atenção especial em serviços de orientação para regularizar suas empresas e obtenção de microcréditos.
Já as pessoas que pretendem se casar, mas não têm condições financeiras, poderão obter ofício de encaminhamento da Defensoria Pública para habilitação gratuita para casamento, além de orientações jurídicas sobre pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade, dentre outros serviços. A Neoenergia também estará presente para serviços de negociação de dívida, cadastramento de pessoas de baixa renda e orientações sobre o uso de eletrodoméstico.
Aproximação
O programa ‘Alepe Cuida’, que já passou por vários municípios do Estado como Carpina, Ipojuca, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim Ribeirão, Serra Talhada e Camaragibe, é coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa em parceria com outros órgãos. Participam desta edição em Igarassu instituições como Banco do Nordeste, Sebrae, Fundação Altino Ventura (FAV), Defensoria Pública, Instituto Tavares Buril, a Neoenergia e a Câmara Municipal da cidade.
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, avalia que os serviços sociais e de cidadania oferecidos pela Alepe de forma itinerante reforçam o compromisso do Poder Legislativo em reduzir a fila de espera da população, mas também se aproximar do povo pernambucano.
Segundo o primeiro secretário da Assembleia, deputado Gustavo Gouveia (SD), a variedade de serviços ofertados pelo Alepe Cuida “auxilia os municípios no fortalecimento da promoção da cidadania e redução da distância entre o poder público e a população”.