Nova Casa de Acolhida Ieda Lucena é entregue requalificada no bairro dos Torrões
Espaço acolhe 40 idosos em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelos Centros Pops, CREAS e Ministério Público de Pernambuco
Após um ano de requalificação, a nova Casa de Acolhida Ieda Lucena foi entregue pela Prefeitura do Recife na última terça-feira (02/7). Localizado no bairro dos Torrões, Zona Oeste do município, o equipamento teve um investimento de mais de R$ 2,6 milhões. A nova estrutura conta com quartos adaptados, rota de acessibilidade, refeitório, área de convivência, área de lazer, entre outros.
Com 15 anos de funcionamento, o espaço acolhe 40 idosos em situação de vulnerabilidade social, que ficaram, temporariamente, vivendo na Casa do Amor no Arruda. São 1.396,80m², sendo 737,18m² de área construída e 404,60m² de área verde.
Os idosos dispõem de nove quartos e 15 banheiros, sala de enfermagem, três salas de administração, uma sala de estar, um refeitório com TV, um quiosque para convivência, uma cozinha, duas áreas de serviço, duas despensas, dois depósitos, uma casa de gás, uma rouparia, uma área para limpeza de panelas e uma área para descarte de lixo.
"O trabalho realizado aqui é belíssimo, fundamental e necessário, ainda que, por muitas vezes, não seja tão reconhecido. Vamos seguir com os nossos investimentos voltados para o bem estar da pessoa idosa", ressaltou o prefeito do Recife, João Campos.
A casa de acolhimento funciona 24 horas por dia, contando com serviços de 56 profissionais. Além do gerente, há três psicólogos, dois assistentes sociais, quatro educadores sociais, dois agentes administrativos, cinco auxiliares de enfermagem, 22 cuidadores, seis auxiliares de serviços gerais, duas lavadeiras, duas cozinheiras, quatro auxiliares de cozinha, dois porteiros e um motorista.
"A Casa de Acolhida Ieda Lucena é um lugar abençoado e muito tranquilo. Os quartos agora estão muito bem equipados e tudo foi bem feito. Estou me sentindo satisfeito, achei confortável, a reforma tocou o meu coração. Podemos nos sentir felizes, com certeza", declarou Gilberto Andrade de Lima, 60, um dos idosos acolhidos pelo equipamento.
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
As pessoas acolhidas na Ieda Lucena são encaminhadas por órgãos tais como os Centros Pops, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Ministério Público de Pernambuco. A casa de acolhida Ieda Lucena foi fundada em 4 de julho de 1976.