Manto da imagem peregrina é apresentado a fiéis para celebração da 328ª edição da Festa Nossa Senhora do Carmo

Vestimenta da padroeira do Recife tem 1 metro e 45 centímetros de largura e 86 centímetros de altura, e contém cristais e outras pedras especiais

Publicado em 15/07/2024 às 20:58 | Atualizado em 15/07/2024 às 21:30

A 328ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo, que tem como tema "Esperança dos Carmelitas... peregrina conosco, em oração, rumo a Jubileu", será celebrada nesta terça-feira (16) com uma programação especial e repleta de momentos de devoção e reflexão. 

Mais de 300 mil pessoas são esperadas para as comemorações do dia de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife e da Província Eclesiástica de Pernambuco. Serão celebradas 27 missas, a primeira começa às 4h, com a Santa Missa presidida pelo Reitor da Basílica do Carmo, Frei Cidmário Bezerra, e terminam com a procissão da imagem de Nossa Senhora Peregrina pelas ruas e avenidas do Centro do Recife. 

JONAS QUIRINO / JC IMAGEM
Manto da imagem peregrina é apresentado a fiéis para celebração da 328ª edição da Festa Nossa Senhora do Carmo - JONAS QUIRINO / JC IMAGEM

Após a Missa Campal, ocorre a tradicional procissão com a venerável imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, percorrendo as principais avenidas do bairro de Santo Antônio. O percurso iniciará no Pátio do Carmo, seguindo pela Avenida Nossa Senhora do Carmo, despois entrando na Avenida Martins de Barros e chegando à Praça da República. A procissão segue pela Rua do Sol, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto, quando finaliza no Pátio do Carmo.

De acordo com o Reitor da Basílica do Carmo, Frei Cidmário Bezerra, o tema deste ano é uma alusão ao Jubileu da Igreja Católica, que será comemorado no ano que vem. “O Papa Francisco escolheu o tema ‘Peregrinos da Esperança’ para celebrar o Jubileu em 2025 e indicou que a preparação para esse momento levasse em conta a oração. Portanto, a Festa do Carmo deste ano refletirá sobre a oração. O Carmelo, a partir de nossa espiritualidade, é, para o mundo, uma escola de oração. Que possamos, portanto, durante a vivência desta festa, intensificar o nosso amor à Virgem do Carmo”, enfatizou.

Após as celebrações religiosas, estão previstos dois shows no palco montado no Pátio do Carmo. Às 19h30, tem show do padre Damião Silva. Às 21h, show de Flávio Pio.

Vestimenta especial

O manto da imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo, que será usado na festa da Padroeira do Recife, foi apresentado aos fiéis na noite desta segunda-feira (15), durante a cerimônia da véspera solene. A vestimenta foi inspirada no lema da festa “Permaneciam unânimes na Oração, Maria, Mãe de Jesus".

André Phillipe Ralph, membro da Ordem Terceira do Carmo do Recife, e Paulo Albuquerque, devoto da santa, foram os responsáveis pelo desenho da veste de Nossa Senhora do Carmo. A costura ficou por conta da devota Maria Lizete Ferreira, moradora de Carpina, enquanto Fábio Ítalo, decorador paraense e renomado artesão de mantos de Nossa Senhora, realizou o bordado.

Este ano, pela primeira vez, a imagem da virgem do Carmo peregrina receberá 3 mantos. Um que está sendo usado na novena e foi confeccionado pelo Frei Irison; o da festa; e outro no dia 20, doado por uma devota da Cidade de Carpina, que será utilizado na Festa do Carmo de Olinda.

Fábio Ítalo, responsável por bordar o manto da imagem deste ano, possui experiência na confecção de vestes para diversas padroeiras no Brasil, a exemplo de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará; e Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Bahia. Natural de Belém e radicado no Rio de Janeiro, Fábio trabalha como decorador floral do Cristo Redentor e dedica-se voluntariamente à ornamentação de andores, mantos e berlindas de grandes eventos religiosos.

“Como devoto e mariano, é sempre um prazer revestir as imagens de Nossa Senhora. Eu amo Nossa Senhora do Carmo, independentemente do título que ela carrega. Como a imagem sairá em procissão ao entardecer e no início da noite, decidimos usar muitos cristais e pedras para que ela brilhe intensamente pelas ruas do Recife", comentou Fábio Ítalo.

JONAS QUIRINO / JC IMAGEM
Manto da imagem peregrina é apresentado a fiéis para celebração da 328ª edição da Festa Nossa Senhora do Carmo - JONAS QUIRINO / JC IMAGEM
 

O manto confeccionado para a Festa de Nossa Senhora do Carmo tem 1 metro e 45 centímetros de largura e 86 centímetros de altura, e é composto com 3 mil cristais, vidrilhos, pedrarias, miçangas e pérolas. Ainda segundo Fábio, durante a procissão, a imagem da santa voltará a ser transportada em uma berlinda, que é um oratório envidraçado onde coloca-se a estátua/imagem dos santos. Desde 2019 que a berlinda não era usada na procissão.

Devoção

Para o músico Valdemir Apolônio, o dia de Nossa Senhora do Carmo tem um significado muito especial em sua vida. "Está na presença de Nossa Senhora é o mesmo tempo reconhecer as grandezas que o próprio Deus fez. A devoção por Nossa Senhora do Carmo é uma das mais antigas e mais amadas pelo povo recifense e pernambucano como um todo. Minha relação se dá desde criança, pela fé que meus pais passaram pra mim e tenho uma devoção muito grande. Então é com muita alegria que celebro esse dia", contou. 

Confissões

Durante o dia de festa, todas as confissões serão realizadas na Igreja da Ordem Terceira do Carmo (Igreja ao lado da Basílica), no horário das 9h às 11h30. e das 14h às 17h.

Ofertas e doações

As doações e ofertas devem ser depositadas nos cofres da Basílica ou entregues diretamente ao Reitor. Os fiéis também podem realizar suas ofertas por meio do QR Code ou Pix: 81 99723 9140, que estão disponibilizados em vários locais na Basílica e em anexos ao Claustro do Convento.

Confira a programação da solenidade de Nossa Senhora do Carmo nesta terça-feira (16)

Missas na Basília: 4h, 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h e 15h.

Missas no Claustro do Convento: 4h30, 5h30, 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 10h30, 11h30,12h30, 13h30, 14h30.

Missas na Igreja da Ordem Terceira do Carmo: 10h e 12h.

10h – Missa Solene na Basílica - Presidência: Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo emérito da Arquidiocese de Maceió-AL.

16h- Missa Solene Campal - Presidência: Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Tags

Autor