Ponte Joaquim Cardozo, no Recife, recebe investimento de R$ 7 milhões para requalificação

A obra vai ser focada na recuperação e reforço estrutural da ponte e da passarela metálica para pedestres que é anexada à estrutura.

Publicado em 23/10/2024 às 14:36

A Ponte Joaquim Cardozo, que liga o bairro dos Coelhos à Ilha Joana Bezerra e ao bairro de São José, está sendo requalificada pela prefeitura do Recife.

A obra vai ser focada na recuperação e reforço estrutural da ponte e da passarela metálica para pedestres anexada à estrutura. O poder executivo municipal está investindo um total de R$ 7,1 milhões para a realização do serviço.

"A requalificação das pontes do Recife é uma questão de segurança, algo que tem que ser feito. Além da Ponte Joaquim Cardozo, estamos trabalhando na Ponte Princesa Isabel, na Ponte Giratória e vamos começar na Joana Bezerra também", afirmou o prefeito da cidade, João Campos.

Ele também informou qual o critério usado para decidir quais pontes devem ser requalificadas primeiro.

"Temos um plano permanente de investimento nas pontes e viadutos da cidade e, como eu sempre digo, precisamos ter pelo menos uma ponte em obra, eleita por critério de risco, porque se a gente não fizer, infelizmente, vamos descobrir o problema quando acontecer alguma coisa mais grave. Então, temos um critério técnico e começamos as obras por aquelas que têm um indicativo prioritário pela equipe de infraestrutura”, completou o prefeito.

Sobre a ponte Joaquim Cardozo

Construída no ano de 2000, a Ponte/viaduto Joaquim Cardozo possui estrutura de concreto, tendo uma extensão total de aproximadamente 257 m, sendo constituída por um total de sete vãos.

O trecho em viaduto, localizado nas extremidades da ponte, possui extensão de aproximadamente 61 m, formada por dois vãos por extremidade.

Já o trecho central, a ponte sobre o rio Capibaribe, tem extensão em torno de 135 m com três vãos.

A ponte/viaduto é formada por sete tabuleiros com largura total de 15,4m e uma passarela metálica anexa na lateral para travessia de pedestres com 6 m de largura.

Existem quatro faixas de rolamentos, duas no sentido dos Coelhos e duas no sentido do bairro Joana Bezerra/São José, limitadas ao centro por barreiras de concreto e tendo também guarda corpo nas extremidades em concreto.

Tags

Autor