Proclamação da República: Confira o que vai abrir no Grande Recife durante feriadão
Entenda quais estabelecimentos funcionarão durante o feriado e prepare-se para as compras de fim de ano com horários diferenciados
O comércio do Recife abrirá de domingo a domingo a partir desta sexta-feira (15). A intenção da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) é incrementar as vendas de final de ano e facilitar compras pelos consumidores. A decisão foi acordada com o sindicato da categoria.
A partir desta sexta, feriado nacional em comemoração à Proclamação da República, o comércio da capital pernambucana passará a abrir de domingo a domingo, incluindo os feriados.
A intenção é incrementar as vendas de final de ano e facilitar as compras pelos consumidores, empresas e empreendedores que geram renda nesse período do ano.
De acordo com o presidente da CDL Recife, Fred Leal, a estimativa é que as vendas no setor cresçam entre 8% e 12%, na comparação com o mesmo período de 2023.
Além do feriado desta sexta (15), o comércio também abrirá no próximo dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, assim como na véspera de Natal (24) e de Ano Novo (30).
Entre os segmentos de maior movimento no final de ano estão artigos para decoração, embalagens, e de festas, calçados, vestuário, cosméticos, joalheria e eletroeletrônicos, além de itens para o jantar.
Segurança
Para oferecer mais segurança a quem vai fazer compras ou trabalha no comércio, haverá reforço de policiamento nas ruas.
A ação foi acordada entre a CDL Recife com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), que lançará, nesta quinta-feira (14/11), a Operação Papai Noel. O evento ocorrerá às 7h, na Praça Dom Vital, no Bairro de São José, em frente à Igreja da Penha.
“Em conversa com lojistas e consumidores, percebemos que a segurança pública sempre é citada como um item necessário para o comércio. Por isso, reforçamos a parceria que já existe com a Polícia Militar”, disse o representante do varejo recifense e também presidente do Sindilojas Recife.
Metrô
Em articulação da CDL Recife com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô passará a funcionar também aos domingos, no final do ano.
A ideia é facilitar o deslocamento e levar mais pessoas ao Centro do Recife. Em dezembro, o metrô irá circular nos domingos 1º, 08, 15 e 22.
Funcionamento de lojas
Recife
Centro do Recife e bairros - aberto
Shoppings
- Shopping Recife -12h às 21h
- RioMar Recife - 12h às 21h.
- Shopping Boa Vista - das 10h às 19h
- Shopping Tacaruna - das 12h às 21h
- Plaza Shopping - das 12h às 21h
- Shopping ETC - das 12h às 18h
- Shopping de Afogados -9h à 18h
Olinda
- Shopping Patteo Olinda - das 12h às 21h
Paulista
- Paulista North Way Shopping - das 09h às 22h
Camaragibe
- Camará Shopping - das 12h às 21h
Jaboatão
- Shopping Guararapes - das 9h às 22h
Cabo de Santo Agostinho
- Shopping Costa Dourada - das 9h às 22h
Igarassu
- Shopping Igarassu - Das 12h às 20h
Moreno
- Recife Outlet - das 09h às 21h.
Jaboatão dos Guararapes
Segundo a prefeitura, não funcionarão os serviços administrativos no Palácio da Batalha, em Prazeres, e no Complexo Administrativo, em Jardim Jordão. Outros serviços oferecidos pela gestão municipal também serão alterados por causa da data.
Educação
- Não haverá aula nas escolas da rede municipal de ensino.
Saúde
- Estarão funcionando 24 horas o Centro de Parto Normal Rita Barradas (Sucupira) e a UPA Municipal Sotave (Prazeres). As demais unidades de saúde municipais estarão fechadas.
- O SAMU também mantém funcionamento normal, por meio do telefone 192.
Mercados e feiras
- As feiras livres e os mercados públicos das Mangueiras, Cavaleiro e Jaboatão Centro funcionarão normalmente, das 6h às 18h. As feiras livres, no entanto, tendem a encerrar mais cedo as suas atividades.
Procon
- Não haverá expediente. O canal de denúncias estará disponível pelo WhatsApp 81 9.7323-7953.
Defesa Civil
- O trabalho da Defesa Civil nos finais de semana e feriados são realizados por equipes de plantão 24h em bases avançadas (Monte Verde, Muribeca e Curado II) e também através dos serviços de atendimento na sala integrada de emergência.
Os registros dos atendimentos são feitos através dos números 0800 281 2099 e do WhatsApp 81 99195-6655.