João Campos promete restauro da imagem de Nossa Senhora da Conceição na missa de encerramento da 120ª Festa do Morro
Esta será a 3ª restauração pela qual a imagem passará. A primeira ocorreu em 2001. Em 2014, passou pela segunda intervenção, que durou 3 meses
Neste domingo (8), ao final da Solene Celebração de Encerramento da 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro, na Zona Norte do Recife, o prefeito João Campos prometeu que fará o restauro da imagem da santa, a pedido do padre Emerson Borges, reitor do santuário.
"Quando criança, comecei a vir (ao Morro da Conceição) com meus pais. E venho aqui todos os anos para agradecer. Eu sou muito grato por tudo o que o Recife me deu e me dá como oportunidade, para seguir cuidando das pessoas, desta área. Padre Emerson pediu para a gente fazer o restauro da imagem da santa. Não tem como negar um pedido assim. Faremos", disse o prefeito.
"Estarei aqui todos os anos e em todas as festas. Sou cristão e sou católico."
Esta será a terceira restauração pela qual a imagem passará. A primeira ocorreu em 2001 e, em 2014,
passou pela segunda intervenção artística, com duração de três meses para o restauro.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi trazida da França, em um navio no ano de 1904. Ela mede 3,5 metros de altura e pesa 1.840 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis 3-15, onde Deus diz: "Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te
esmagará a cabeça".
A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.
A solene celebração de encerramento da 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa. Assistiram à missa a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, acompanhada da vice, Priscila Krause, e o prefeito do Recife, João Campos.
Na ocasião, dom Paulo Jackson homenageou as famílias que foram afetadas pela tragédia do dia 30 de agosto, quando o teto do santuário desabou durante a distribuição de cestas básicas na comunidade e deixou 25 feridos. Duas pessoas morreram: Maria da Conceição da França Pinto, de 62 anos, e Antônio José dos Santos, de 58.