Marinha resgata tripulantes após naufrágio de cargueiro em Olinda
Sete tripulantes foram resgatados com vida após o naufrágio do navio "Topa Tudo Noronha" próximo à Praia de Casa Caiada, em Pernambuco
Na noite desta sexta-feira (10), a Marinha do Brasil (MB) tomou conhecimento do naufrágio do navio de transporte de carga “Topa Tudo Noronha”, ocorrido a aproximadamente três milhas náuticas (cerca de cinco quilômetros) da Praia de Casa Caiada, no município de Olinda, em Pernambuco.
Assim que a situação foi reportada, a estrutura do Salvamar Nordeste foi acionada para coordenar a Operação de Busca e Salvamento no litoral pernambucano.
Seis tripulantes que estavam a bordo do navio foram resgatados por uma lancha de apoio. De acordo com informações da Marinha, todos os tripulantes estão em bom estado de saúde.
Operação de resgate e investigação do naufrágio
A Marinha do Brasil já iniciou os procedimentos para investigar as causas e as circunstâncias do naufrágio. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos de Navegação foi instaurado para apurar detalhes do ocorrido e prevenir futuros incidentes similares.
Caso sejam identificadas irregularidades ou falhas, medidas preventivas e corretivas poderão ser implementadas para garantir a segurança na navegação na região.
A Praia de Casa Caiada, local próximo ao ocorrido, é um ponto movimentado no município de Olinda, e o naufrágio serve de alerta para a constante vigilância no monitoramento das embarcações que transitam pelo litoral nordestino.
Empresa afirma que barco estava com "manutenção e licenças em dia"
A empresa Além Mar Transportes, proprietária do barco de carga Topa Tudo Noronha, por nota, lamentou o ocorrido. Ela informou que o barco saiu do Recife às 15h30, com destino a Fernando de Noronha, com carga de alimentos, bebidas e materiais de construção "abaixo da capacidade máxima exigida, vistoriado pela Marinha, com manutenção e licenças em dia".
"O barco afundou por volta de 23h, a empresa mandou socorro imediato e a Marinha foi informada do acidente. A tripulação, formada por seis pessoas, viajava de forma regular e foi resgata com vida, por um barco de salvamento enviado pela empresa. Um dos tripulantes teve ferimento leve e está bem", explicou a nota.
Por fim, a empresa Além Mar Transportes disse que a carga que estava sendo transportada está segurada e será indenizada e que a causa que provocou o acidente será investigada.