Veja primeira imagem do Galo da Madrugada de 2025: alegoria tem sustentabilidade como tema

A estrutura da alegoria do maior bloco de carnaval do mundo conta com garrafas PET recicladas e terá homenagem a catadores de materiais recicláveis

Publicado em 17/02/2025 às 11:37 | Atualizado em 17/02/2025 às 14:34
Google News

Foram divulgadas as imagens do Galo da Madrugada 2025, que ocupará a Ponte Duarte Coelho no sábado de Zé Pereira, 1º de março. O maior símbolo do Carnaval de Pernambuco terá o tema "Galo Cidadão Ecológico 2025", um chamado à consciência ecológica, além de trazer referências a tradições populares e à inclusão social.

O projeto do Galo Gigante foi apresentado em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (17) pela Prefeitura do Recife e pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, que assina a escultura mais uma vez, junto à designer e produtora Germana Xavier.

"A estrutura do Galo ajudou a trabalhar em um processo muito necessário de educação ambiental, a gente começa a experimentar uma ferramenta de arte urbana com impacto social", disse Nóbrega.

A alegoria será confeccionada inteiramente com materiais 100% recicláveis, com destaque para garrafas PET, com mais de 10 mil unidades reutilizadas. Esses materiais darão forma um galo de 32 metros de altura, cinco a mais que a escultara de 2024, e um peso total de 8 toneladas.

Junior Souza/JC Imagem
Leopoldo afirma que o projeto artístico da roupa da escultura em 2025 se inspirou em diversas questões sociais e inclusivas - Junior Souza/JC Imagem

Sustentabilidade

O Galo Cidadão Ecológico tem os catadores de materiais recicláveis como principais homenageados, destacando a importância do trabalho desses trabalhadores para a sustentabilidade urbana. Para Leopoldo Nóbrega, eles são "os mestres dessa história".

"Eles sabem tudo, a gente que precisa aprender com eles. Isso é uma inversão necessária para quem quer aprender", afirmou o artista. "A partir deles é que a gente consegue entender os materiais e o que a gente vai produzir com criatividade."

O material reciclável utilizado foi obtido pela por meio de cooperativas de catadores, ecoestações e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponibilizados pela prefeitura em diversos pontos do Recife.

A secretária da Cultura do Recife, Milu Megale, disse que os recifenses ainda podem doar materiais para a confecção da estrutura carnavalesca.

"Estamos com uma parceria com a Emlurb, então todo mundo pode fazer parte da vestimenta do Galo, é só você doar a sua garrafa pet. A gente faz um bem enorme para natureza, trabalha a sustentabilidade e ainda deixa o galo mais lindo do que todos os anos", disse Megale.

Os pontos de coleta de garrafas PET (as de dois litros) estão no site da Emlurb e do Galo. 

Junior Souza/JC Imagem
O Galo da Madrugada de 2025 vai usar um cordão TEA para conscientizar sobre a inclusão de pessoas neurodivergentes - Junior Souza/JC Imagem

Inclusão e criatividade

Além do chamado central para a sustentabilidade, o Galo da Madrugada de 2025 chama a atenção para o poder da inovação e da inclusão social.

"O poder de inovar a tradição é repensar o fazer do carnaval, não só pela ótica da sustentabilidade, mas também pela inclusão e da inovação criativa", destacou Nóbrega.

Para isso, a alegoria terá referências ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), para promover visibilidade à população neurodivergente. O pescoço do Galo terá um crachá de identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"É o primeiro Galo que vai trazer um colar TEA, para a gente entender a importância de as pessoas cuidarem umas das outras na sociedade, deixando mais fácil a convivência coletiva", disse Nóbrega.

Em se tratando de criatividade, a estrutura contará com referências ao trabalho do paisagista e artista plástico brasileiro Burle Marx, com elementos que remetem ao seu legado e à relação com a cultura pernambucana, como praças e jardins projetados no Recife.

Reverência à cultura popular

O estilo do Galo do carnaval de 2025 vai reverenciar tradições da cultura pernambucana, como o frevo, o maracatu e a La Ursa, figura da cultura popular que tem origem no povo cigano, o que será mencionado na escultura.

O material reciclado será usado como matéria-prima para a confecção dos ornamentos da alegoria, transformando-se em penas, mantos, flores e fitas que compõem o estilo da alegoria em 2025, inspirado nas cores do frevo e no pontilhismo armorial dos bordados dos maracatus de Baque Solto, típicos da Zona da Mata de Pernambuco.

O design da estampa foi desenvolvido de forma digital com elementos que reforçam a conexão do Galo com as manifestações culturais pernambucanas.

 

Divulgação
A alegoria tem assinatura do multiartista Leopoldo Nóbrega e da designer e produtora executiva de Germana Xavier, - Divulgação

O Galo 2025 vai até o domingo

A secretária Milu Megale revelou que este ano a estrutura do Galo Gigante vai ficar de pé por mais tempo, acompanhando o prolongamento das festividades de carnaval devido ao feriado da Dada Magna, na quinta-feira, 6 de março.

Com isso, os recifenses e turistas poderão ver o Galo da Madrugada da quarta-feira, 26 de fevereiro, quando a estrutura começa a ser erguida, até o domingo pós-carnaval, 10 de março

"A gente vai subir o Galo na quarta-feira e esse ano com mais uma novidade, só vamos descer o Galo no domingo, pois temos o feriado na quinta-feira e como terá muita movimentação na cidade com os turistas ficando mais tempo, as pessoas podem ir depois do carnaval olhar o Galo e tirar uma foto", afirmou a secretária.

Acompanhe as notícias de Pernambuco em tempo real


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor