Polêmico

Pessoas que alimentarem animais de rua podem ser multadas em cidade de Santa Catarina

A multa de R$ 274 já foi proferida contra moradores que deram comida e água para os animais

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 24/08/2020 às 21:38 | Atualizado em 24/08/2020 às 21:45
PIXABAY
Animais de rua não podem ser alimentados na cidade - FOTO: PIXABAY

Uma lei polemica começou a ser colocada em prática na cidade catarinense de Curitibanos. Valendo há quase um ano no município, a lei 217/2019 proíbe que os animais de ruas recebam água, alimentação e cuidados dos moradores nas ruas, praças e ambientes públicos. A multa é de R$ 274 e já foi proferida contra alguns habitantes da cidade. Ainda cabe recurso.

Dona Ivanilda Alves, por exemplo, foi autuada por dar alimento e água aos animais nas ruas, na última sexta-feira (21). Segundo o portal NSC (Notícias de Santa Catarina), a idosa foi obrigada a retirar os potes de alimentação e os locais que havia colocado para os animais dormirem.

"É uma situação lamentável o que tenho visto. Nos bairros os cães sofrendo, desnutrido, passando fome e sede. Falta de vacina, falta de alimentação, falta de água, que seria muito importante pra eles, falta de castração", disse a moradora.

De acordo com dona Ivanilda, ela sempre realizou a ação, mas foi a primeira vez que foi multada. A dona de casa lembrou que existem muitos animais nas ruas precisando de ajuda. Antes de a multa ser aplicada, Ivanilda informou que já havia sido notificada.

Justificativa da Prefeitura

Em nota, a prefeitura de Curitibanos alegou que a proibição ocorreu devido ao aglomero de animais abandonados que esta prática estava causando. Segundo o órgão, idosos e crianças chegaram a ser hospitalizados por conta dos ataques. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recolhe os animais para um local com condições até que sejam adotados, informou.

Além do recolhimento para adoção,  prefeitura também realiza ações de castrações e campanhas de conscientização para evitar o abandono. Ainda segundo a nota, nenhuma multa foi aplicada e sim auto de infração, passível de recurso.

*Com informações do portal NSC

 

Comentários

Últimas notícias