TRANSPOSIÇÃO

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou a ordem de serviço para a construção de 42 sistemas de abastecimento no Sertão

As obras vão contemplar cerca de 12 mil pessoas que moram próximas aos canais da transposição do São Francisco

Publicado em 05/03/2020 às 16:18 | Atualizado em 05/03/2020 às 17:06
Heudes Régis/SEI
Governador Paulo Câmara assina ordem de serviço para construção de sistemas de abastecimento no Sertão - FOTO: Heudes Régis/SEI

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou, nesta quinta-feira (05), a ordem de serviço para a construção de pequenos sistemas de abastecimento de água para atender 108 comunidades que estão a uma distância de até cinco quilômetros dos canais da Transposição de águas do Rio São Francisco. A iniciativa vai beneficiar cerca de 12 mil pessoas que vivem nas imediações dos Eixos Norte e Leste em Pernambuco. “A água transforma a vida das pessoas. É essencial para o consumo e para quem vive da agricultura em nosso Estado”, disse Paulo Câmara, nas suas redes sociais. O evento ocorreu na comunidade Vila do Uri, em Salgueiro, Sertão Central.

As obras devem ser concluídas num prazo de 24 meses. “Sabemos da importância de ter políticas públicas e ações em favor do abastecimento de água. Por isso mesmo, a água é uma prioridade no nosso governo. Vamos continuar dando prioridade máxima ao abastecimento em todo o Estado”, afirmou o governador, após assinar a autorização.

Investimento

O investimento total será de cerca de R$ 45 milhões e será repassado ao Estado via parceria com a União. Serão construídos 42 sistemas de abastecimento de água que beneficiarão 108 localidades – incluindo assentamentos, comunidades rurais e quilombolas – nos municípios de Floresta, Cabrobó, Parnamirim, Verdejante, Betânia, Custódia, Salgueiro, Terra Nova, Mirandiba e Sertânia. Na prática, essas pessoas moram vizinhas aos canais, mas não tinham acesso à água do Rio São Francisco.

Moradora da comunidade de Vila do Uri, Gabriela Gonçalves, de 25 anos, vive na região desde que nasceu. Ela contou que a questão da água sempre foi bastante complicada. "Já passamos até 22 dias sem água", detalhou. Com a obra, prevista para ficar pronta em dois anos, Gabriela passou a ter esperança de dias melhores. "Acredito que vai melhorar, sim. Espero. Porque, sem água, a gente não faz nada, né?", argumentou.

A implantação desses 42 sistemas estava previsto no cronograma de implantação da Transposição do São Francisco, mas atrasou. A transposição é formada pela construção de dois grandes canais:os Eixos Norte e Leste. O primeiro começa em Cabrobó e vai até as imediações do município de Brejo Santo, no Ceará. O segundo capta a água do São Francisco em Floresta e segue até a cidade de Monteiro, na Paraíba.

Comentários

Últimas notícias