Barreiras

Witzel quer isolar o Rio de Janeiro por conta do coronavírus

O governador pretende impedir a entrada de pessoas vindas de estados onde foram confirmados casos de coronavírus

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 19/03/2020 às 21:35 | Atualizado em 19/03/2020 às 22:12
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Governador do Rio, Wilson Witzel (PSC) - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), na tentativa de impedir a entrada de pessoas com suspeita de coronavírus (covid-19) no estado, solicitou às agências nacionais de Transporte Terrestre e de Aviação Civil a suspensão da chegada de voos e veículos vindos de estados onde foram confirmadas contaminações.

>> Prefeitura do Recife recomenda que instituições públicas e privadas coloquem funcionários para trabalhar em casa

>> Acompanhe as últimas atualizações do governo de Pernambuco sobre o coronavírus

>> Sobe para sete o número de mortes por coronavírus no Brasil

>> Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

A solicitação foi publicada na noite desta quinta-feira (19), em uma edição extra Diário Oficial. Também está incluso o pedido para que a medida tenha efeito já a partir deste final de semana, iniciando no dia 21 e com duração inicial de 15 dias.

No decreto, os estados de "São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e demais estados em que a circulação do vírus for confirmada ou situação de emergência decretada" estariam impedidos de ter pessoas entrando na federação carioca.

O estado do Rio de Janeiro confirmou na manhã de hoje as duas primeiras mortes pelo vírus. A medida não tem efeito imediato e ainda depende da validação da ANTT e da ANAC. Operações de cargas aéreas vindas de outros estados não sofreriam alterações.

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.

Coronavírus pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos

Comentários

Últimas notícias